Sem categoria

Manuela d'Ávila: Prisão de Julian Assange fere a democracia

A deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) condenou, no plenário da Câmara dos Deputados, a prisão do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange. O ativista australiano foi preso após pressão norte-americana por causa do vazamentos de documentos secretos pelo site.

"O WikiLeaks, como é de conhecimento de todos, é uma espécie de caixa segura, para que fontes depositem as suas informações. Fontes são preservadas pelos comunicadores, como todos nós sabemos. Assim como não podemos culpar um jornal ou uma revista por publicar algo que saiu do controle do governo, não podemos responsabilizar o WikiLeaks pela existência de tais documentos" destacou Manuela.

Ela também criticou "a omissão do mundo perante a postura norte-americana". Segundo ela, agindo assim, os demais países acabaram "defendendo abertamente a censura e ironizando a prisão daquele blogueiro".

Para a deputada gaúcha, a prisão de Assange fere a nova democracia que nos esforçamos para construir na comunicação via Internet. "É uma ruptura daquilo que nós estamos construindo e que garante o acesso a informações, à transparência de informações para a população mundial", disse.

Manuela destacou também que "atacar as ferramentas de democratização da comunicação é atacar o direito da nossa população a ter acesso àquilo que nos torna efetivamente livres: a informação que produz consciência, que produz condições de julgar quem nos governa, por que nos governa, sobretudo se queremos que continue nos governando e se queremos continuar nos relacionando". 

Clique aqui e leia a íntegra do discurso

De Brasília
Gustavo Alves