Sem categoria

Cerca de 20 países boicotam cerimônia do Nobel da Paz

Cerca de 20 países, incluindo a China, se recusaram a ir à cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz a Liu Xiaobo, em Oslo, na Noruega. O professor e escritor está preso em seu país.

Os que não irão à cerimônia são Afeganistão, Argélia, China, Colômbia, Cuba, Egito, Iraque, Irã, Casaquistão, Marrocos, Paquistão, Filipinas, Rússia, Arábia Saudita, Sri Lanka, Sudão, Tunísia, Venezuela e Vietnã.

A Ucrânia inicialmente declinou do convite, mas o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, disse ontem que Kiev mudou de ideia e comparecerá.

A Sérvia, que inicialmente recusou, posteriormente disse que mandará um representante. Lundestad disse acreditar que as Filipinas estariam representadas, mas Manila negou essa notícia.

A Rússia, que firmou acordos comerciais com a China no mês passado no valor de US$ 8,5 bilhões, disse oficialmente que tinha outros compromissos. Sobre a Argentina, o diretor disse: "Nós acreditamos que a Argentina não virá, ou pelo menos não será representada por seu embaixador."

Outros países com embaixadas em Oslo estarão representados, entre eles o Brasil, as potências ocidentais e as nações da União Europeia e os EUA, além do Japão, Índia e Coreia do Sul, entre outros.

Com agências