Sem categoria

China: homenagem dos EUA a Nobel é arrogante e irracional

O voto da Câmara de Representantes dos Estados Unidos de homenagem ao vencedor do Nobel da Paz de 2010, o dissidente chinês Liu Xiaobo, que cumpre uma pena de 11 anos de prisão, é "arrogante e irracional", afirmou a porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

A Câmara de Representantes aprovou na quarta-feira (8) uma resolução de homenagem ao vencedor do Nobel e defende a libertação do dissidente.

"A China expressa sua firme oposição a este voto", declarou a porta-voz Jiang Yu.

"Pedimos à Câmara americana que modifique sua atitude arrogante e irracional, assim como a mostrar o respeito desejado pelo povo chinês e à soberania judicial da China", completou.

A resolução foi aprovada por 401 votos favoráveis e um contrário. No texto, os representantes felicitam Liu Xiaobo e homenageiam o que consideram o combate a favor de "reformas democráticas na China”.

Poeta e professor de literatura, Liu cumpre uma sentença de 11 anos por subversão, após assinar um manifesto em 2008 no qual defende a subversão e a substituição do poder popular, instalando no país uma democracia de fachada, tal qual as ocidentais.

Fonte: Terra