Explosão de bomba mata 15 civis no Afeganistão
Ao menos 15 civis morreram na explosão de uma bomba enterrada em uma estrada na conflituosa Província de Helmand, no sul do Afeganistão, informou a polícia neste sábado. O incidente ocorreu na tarde de sexta-feira em uma zona isolada do distrito de Janishin, onde o artefato explodiu durante a passagem de um veículo, segundo explicou o porta-voz do governador de Helmand, Dawoud Ahmad
Publicado 11/12/2010 10:10
Ahmadi afirmou ainda que há mulheres e crianças entre as vítimas. Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), 2.412 civis perderam a vida em 2009 no Afeganistão por causa do conflito armado entre os Talebans, o Exército afegão e as tropas internacionais.
Neste sábado, uma poderosa explosão atingiu os arredores de uma antiga delegacia de polícia em Candahar, um dos focos do combate ao Taleban, deixando seis feridos.
As Províncias de Helmand e Candahar são o epicentro da "renovada estratégia" dos Estados Unidos para combater os talebans. Comandantes dizem que algumas áreas, como a cidade de Candahar, estão em maior parte sobre controle das forças de segurança, embora a violência ainda atinja grandes áreas do sul do país.
Zalmai Ayoubi, porta-voz do governador de Candahar, disse que quatro policiais e dois civis foram feridos na explosão.
Ele conta que um carro-bomba foi detonado em uma área mais deserta da cidade, próxima a uma delegacia de polícia transformada em estacionamento para patrulhas. Quatro veículos policiais foram destruídos na explosão e as janelas do prédio da antiga delegacia foram quebradas.
Na próxima semana, o presidente americano, Barack Obama, deve apresentar a revisão da estratégia da Guerra do Afeganistão, que deve incluir a retirada gradual das tropas a partir de julho de 2011.
Fonte: Folha.com