PCdoB no Pará faz análise conjuntural do processo eleitoral

Dezenas de comunistas estiveram reunidos neste sábado (11) para a reunião ampliada do pleno do comitê estadual. O presidente do PCdoB local, Érico Albuquerque fez a abertura do evento que ocorreu nas dependências do auditório da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), em Belém.

Jorge Panzera conduz avaliação do processo eleitoral no Pará.

“O momento político de agora é para avaliarmos o grau de debate de forma profunda, com unidade, para sairmos com uma avaliação que indique perspectivas”, frisou o presidente do Partido. Em seguida, ele comentou sobre o Documento apresentado que contém uma avaliação política do processo eleitoral no Brasil e no Pará.

Além da Análise da Conjuntura, os comunistas fizeram a Avaliação eleitoral das eleições 2010 e com perspectivas dos próximos pleitos eleitorais em 2012 e 2014, posteriormente foi feito os encaminhamentos. Para conduzir os trabalhos estivera na mesa de abertura: Leila Márcia, Márcia Pinheiro, Marcela Nogueira, Rodrigo Moraes e Edvard Farias.

Os camaradas Leila Márcia e Jorge Panzera fizeram uma explanação sobre a Análise da Conjuntura. “Precisamos analisar a importância da eleição de Dilma no cenário mundial, isso representa 12 anos ininterruptos de um projeto popular”, disse. Ela ainda fez um balanço dos avanços do PCdoB, destacando que: “O resultado eleitoral representa uma mudanças de tática com a participação do nosso Partido concorrendo com chapas próprias”.

Durante a Análise da Conjuntura também foi citado que o PCdoB foi o quarto partido mais votado para o senado, com cerca de 12 milhões de votos, e a ampliação do número de deputados federais passando de 13 para 15 eleitos, e ainda a eleição de 19 Deputados Estaduais. “Temos um nível de batalha eleitoral cada vez mais profissional. O PCdoB cresce em ritmo gradativo e contínuo”, sintetizou Leila Márcia.

Jorge Panzera deu continuidade na exposição sobre Análise da Conjuntura e na pontuação do documento de avaliação política. “Vamos lutar para o êxito do governo Dilma e pelo fortalecimento do partido, com resgate da vida militante. O Partido deve crescer, mas sem perder a visão do socialismo como ponto principal de toda a batalha”, destacou.

Na sua explanação, Jorge Panzera fez um prognóstico do governo Dilma e na composição dos Ministérios, e também elencou os pontos principais da reunião, como: o Balanço da experiência política, o cenário em construção da reposição do Partido no Pará e a Preparação do Projeto Político para o vértice eleitoral de 2012 e 2014.

No encerramento do encontro, os camaradas presentes tiveram dez minutos para expor sua avaliação individual do processo eleitoral. “A direção partidária está de parabéns em promover este debate que ouve um conjunto de camaradas que valoriza a democracia interna dentro do Partido. O documento apresentado aborda as questões essenciais de todo o processo eleitoral”, ressaltou o camarada Rodrigo Moraes.

De Belém;
Isa Arnour