Direção do PCdoB-PE analisa 2010 e discute perspectivas

Neste final de semana, o Comitê Estadual do PCdoB-PE se reuniu na sede do comitê estadual para realizar o balanço eleitoral do Partido deste ano e iniciar as discussões sobre o plano que antecede as próximas eleições em 2012, além de outras questões de cunho organizativo e de fortalecimento da legenda.

O auditório Marcelo Medeiros recebeu a direção estadual que contou, entre outros, com o Prefeito de Olinda Renildo Calheiros e o vereador do Recife recém eleito deputado estadual Luciano Siqueira. Também marcaram presença na reunião Alanir Cardoso e Marcelino Granja, membros do Comitê Central, e os candidatos a cargos parlamentares Jorge Carreiro, Doutor Carlinhos, Augusto Simões e Nelson Pereira. Acompanhando o processo de debate da reunião do pleno esteve presente o secretário nacional de comunicação José Reinaldo Carvalho.

O balanço factual fez com que a direção disseminasse suas opiniões debruçadas em experiências reais e recentes, o que configurou um resultado positivo do ponto de vista eleitoral e político. Ainda neste foco, o Comitê Estadual analisou que para o PCdoB a eleição em Pernambuco foi vitoriosa por ter eleito a deputada federal a vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, e para deputado estadual Luciano Siqueira, destacando também o esforço realizado na reeleição do Governador Eduardo Campos e na eleição de Dilma para a presidência da República.

Em sua intervenção, José Reinaldo colocou que o objetivo destas reuniões estaduais é debater questões particulares de cada Estado e também as conclusões do Comitê Central sobre a conjuntura política resultante do processo eleitoral e seus desdobramentos partidários. Ao falar, destacou o poder da vitória de Dilma, “foi uma questão inédita no país que pôs as forças progressistas à frente e que foram muito bem aprovadas pelo povo”, destacou. Disse ainda que apesar dos bombardeios da mídia com informações contrárias sobre questões polêmicas como o aborto e a religião, o povo contestou e deu mais uma chance para o país continuar avançando. Segundo ele, o PCdoB também se inclui nesta vitória porque houve grandes esforços por parte de seus integrantes. “O resultado geral para o PCdoB também foi vitorioso. Fazemos uma avaliação positiva e modesta do nosso partido, pois podemos dizer que estamos conseguindo uma lenta acumulação de forças, o que mostra que estamos crescendo”, explicou.

Sobre os aspectos de transição no governo da Dilma, ele comentou que há algumas preocupações imediatas que o país travará para se tornar uma nação soberana. “O nosso Partido apresentou a opinião de que o Brasil precisa proteger sua economia, controlando a entrada e saída do capital”, observou. E sobre as escolhas de Dilma para o ministério, José Reinaldo afirmou que o PCdoB se sente prestigiado em saber que continuará participando do quadro político. “A respeito da possível indicação de Luciana, não houve veto. Acreditamos que esta indicação só engrandece o nosso Partido. Luciana é uma das mulheres que mais tem destaque em nosso meio, ela é a vice-presidente nacional do PCdoB, enfim, é um quadro político importante para nós. Mas quem escolhe é Dilma, então esperaremos sua decisão e, independente disso, continuaremos lutando pelo êxito do seu governo, como fizemos com Lula”, comentou.

Para concluir, José Reinaldo pediu para que a direção de Pernambuco fizesse uma reavaliação de seus procedimentos. “Reconhecidos e satisfeitos com o avanço que o PCdoB teve nessas eleições devemos aproveitar este momento de união e vitória que o país e o Estado estão vivendo para fazer uma avaliação profunda sobre nossos problemas e as dificuldades comuns, tendo em vista uma conscientização de atitudes que refletirão no próximo trabalho de mobilização que será em 2012”, afirmou.

Desencadeando por esta linha de auto-avaliação os camaradas tiveram seu espaço para verbalizar suas opiniões sobre o desenvolvimento do PCdoB-PE e quais os planos para 2011/2012. A vitória de Luciana Santos e Luciano Siqueira foi bastante destacada, como também a questão do acompanhamento participativo nas bases e fortalecimento das lideranças. “O desafio para o nosso partido é grande. Precisamos capacitar nossos camaradas para elevar o nível do debate político” disse Ilda Gomes, vice-presidente do Comitê de Olinda.

A partir do balanço preliminar elaborado pela comissão política estadual e apresentado por Marcelino Granja na reunião se fará a sistematização das opiniões deliberadas para, brevemente, emitir e divulgar a Resolução do Comitê Estadual acerca do balanço eleitoral e das perspectivas políticas e de ação partidária para o biênio 2011/2012 com destaque para os embates municipais vindouros.

Do Recife,
Elaine de Paula