Sem categoria

Vitória de Berlusconi desata confrontos; dezenas ficaram feridos

Centenas de pessoas foram às ruas na Itália protestar contra a vitória do premiê Silvio Berlusconi em um voto de confiança na Câmara dos Deputados. Jovens e trabalhadores incendiaram veículos, enfrentaram tropas de choque e atiraram tinta e bombas de fumaça contra o Parlamento italiano, ontem, nos mais graves incidentes em Roma nos últimos anos, Também houve troca de bofetadas entre os parlamentares.

Pelo menos 90 pessoas – 50 polícias e 40 manifestantes – ficaram feridas nos confrontos. Dezenas de pessoas foram detidas. A Via del Corso, principal rua do centro histórico, repleta de lojas elegantes e perto do gabinete de Berlusconi, foi cenário de uma batalha com muita fumaça, gás lacrimogêneo e rostos ensanguentados.

A maioria dos manifestantes era estudante, mas também havia trabalhadores. Berlusconi é impopular na Itália devido à crise econômica, a acusações de corrupção e a escândalos sexuais envolvendo até menores de idade.

O ex- magistrado Antonio Di Pietro, líder do partido de centro-esquerda Itália dos Valores, denunciou que o premiê comprou votos dos deputados em troca de promoções e vantagens econômicas.

No Parlamento, também foram registadas cenas de pancadaria entre apoiantes do governo e da oposição durante a votação da moção de censura, que Berlusconi acabou por vencer por três votos (314 contra 311), graças à ‘deserção' de dois deputados da oposição que votaram a favor da continuidade do primeiro-ministro.

Com agências