Sem categoria

Alemanha planeja retirar suas tropas do Afeganistão em um ano

O Governo alemão planeja retirar suas tropas do Afeganistão em um ano, de acordo com o desenvolvimento da situação no vale do Hindu Kush, anunciou nesta quinta-feira (16) o ministro alemão de Relações Externas, Guido Westerwelle, durante uma intervenção no Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão, conforme informações da mídia local.

"A decisão foi adotada com base em um relatório sobre o desenvolvimento da situação em Hindu Kush", explicou o funcionário do Governo alemão.

A Alemanha mantém atualmente 4,5 mil soldados estacionados no Afeganistão, a serviço da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf, na sigla em inglês), nome fantasia das tropas de ocupação da Otan comandadas pelos Estados Unidos. Os alemães têm o terceiro maior contingente de tropas no local.

A participação na missão da Otan tem sido muito impopular na Alemanha, já que em todos os anos foram registradas vítimas fatais. Em abril, sete soldados alemães perderam a vida e outros 13 ficaram feridos durante uma emboscada efetuada pela resistência local, no norte do país centro-asiático.

O Governo alemão enviou um projeto de lei no início desta semana, sobre o qual o Bundestag deverá se pronunciar em janeiro do próximo ano, sobre a retirada dos militares invasores.

Com informações da agência Xinhua