Laércio Soares do PCdoB é eleito presidente da Câmara de Diadema
Por 9 votos a 8, a Chapa 1, liderada pelo vereador Laércio Soares, do PC do B (foto), foi eleita nesta quinta-feira (16/12), a nova Mesa Diretora da Câmara, para o biênio 2011/2012. A nova Mesa ficou assim composta:
Publicado 17/12/2010 16:02 | Editado 04/03/2020 17:18

Presidente: Laércio Soares – PC do B
1ª Vice-Presidente: Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi – PSB
2º Vice-Presidente: Talabi Fahel – PSC
1ª Secretária: Marion de Oliveira – PTB
2º Secretário: Márcio Paschoal Giudício, o Márcio da Farmácia – PSDB 3º Secretário: Wagner Feitoza, o Vaguinho – PSB
A Chapa 2, liderada pelo atual presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho (PT), obteve 8 votos. Todos os 17 parlamentares de Diadema compareceram à 44ª Sessão Ordinária, a última do ano, que continha 25 itens na Ordem do Dia. A eleição da Mesa foi o 25º item.
Ao falar da Tribuna da Câmara, já eleito, o vereador Laércio Soares agradeceu o apoio recebido e ressaltou a importância da democracia. “Faço uma saudação especial ao presidente Maninho, porque Vossa Excelência não só deu continuidade, como ampliou o processo democrático aqui na Câmara. Saúdo também todos os companheiros que votaram na chapa de Vossa Excelência e aqueles que votaram em nossa chapa. Fico feliz com o grande número de pessoas que acompanharam esta Sessão”, disse ele.
“Vou trabalhar incansavelmente pela independência do Poder Legislativo, mas assumo o compromisso de trabalhar muito mais pela harmonia dos três Poderes, pois como diz a Constituição Federal, os Poderes são independentes, mas são harmônicos e para haver harmonia os seus dirigentes têm de ter essa compreensão”, completou.
Perfil
O vereador Laércio Pereira Soares está exercendo seu sexto mandato consecutivo e a partir de 2011 o terceiro mandato como presidente. O primeiro em 1999 e o segundo em 2000 (até 2006 os mandatos de presidente da Câmara eram de um ano).
É também o atual presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças da Câmara e vice-presidente da Abracam – Associação Brasileira das Câmaras Municipais.
Nascido em Marilac, no Estado de Minas Gerais, em 8 de outubro de 1949, Laércio Soares é casado com a sra. Amiltes Coelho Soares e tem quatro filhos: Cátia, Elisângela, Rogério e Rubens, e cinco netos: Bianca, Nicole, Nicolas, Eric e Tiago.
Antes de se tornar um agente político de Diadema, Laércio foi um grande militante no segmento do esporte, tendo sido presidente de vários times de futebol, inclusive da Liga de Futebol Amador de Diadema. Demonstrando bastante vigor em seus trabalhos, começou a se destacar em vários outros segmentos da sociedade.
Com isso, um grupo de pessoas achou essencial que ele fosse candidato a vereador e assim, em 1988 saiu candidato e foi vitorioso, tomando posse em 1989 e, a partir daí, foi eleito sucessivamente. No último pleito, em 2008, obteve 3.381 votos.
Projetos
Vereador atuante, Laércio Soares é autor de 43 Leis Ordinárias, 10 Leis Complementares, duas Emendas à Lei Orgânica do Municio, três Resoluções e 12 Decretos Legislativos.
Entre seus projetos, ele destaca duas Resoluções: a Resolução 3/99, que instituiu o chamado Parlamento Jovem, e a Resolução 3/02, que instituiu o Código de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara de Diadema. “Faço questão de retomar o Parlamento Jovem, ou seja, vamos ter novamente vereadores, prefeito e vice-prefeito mirins”, anunciou Laércio, referindo-se à Resolução 3/02, que foi revogada.
Quanto ao Código de Ética, o presidente eleito da Câmara foi enfático: “Fomos a primeira Câmara da região a ter um Código de Ética, e isso há quase 10 anos atrás. É com muito orgulho que digo que ainda não foi utilizado, mas ele existe e é um importante instrumento para garantir a ética na política”, concluiu.
Da redação, com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Diadema