Sem categoria

Navios dos Estados Unidos violaram fronteiras da Costa Rica

A Autoridade Portuária costarriquenha de Golfito denunciou que embarcações estadunidenses atracaram nesse porto sem autorização da Assembleia Legislativa, o que é considerado um fato de suma gravidade.

A deputada Carmen Muñoz, do Partido Ação Cidadã (PAC), recebeu da Autoridade Portuária de Golfito um informe das atracações das embarcações estadunidenses autorizadas pela Asambleia Legislativa em junho e julho passados.Segundo esse informe, dois barcos norte-americanos atracaram sem autorização da Assembleia.

Trata-se das embarcações Cliper Oceânica e Aspen, que chegaram a Golfito em 15 de agosto e 30 de outubro, respectivamente. Nenhum desses navios foi autorizado pela Assembleia Legislativa a tocar nossas costas, disse a deputada.

Ela considera isto uma gravísima irregularidade na execução do convênio de patrulhamento conjunto, mas sobretudo uma clara violação da soberania nacional.

Esta denúncia ocorre quando se discute um novo pedido de atracação de navios de acordo com o Acordo de Patrulhamento Conjunto, para o período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2011.

Prensa Latina