RJ teve, em novembro, saldo histórico na geração de empregos

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Rio de Janeiro atingiu saldo histórico de geração de empregos para o mês de novembro. Foram 31.965 novos postos de trabalho formais; índice que, pela primeira vez, levou o estado a superar São Paulo, regularmente o maior gerador de empregos da região Sudeste.

Segundo o estudo, os setores que puxaram o saldo no Rio foram Comércio, com 15.531 postos de trabalho; Serviços, com 14.545 vagas, e Indústria de Transformação, com 2.534 novos empregos. De janeiro a novembro, foram criados 200.783 postos de trabalho no estado.

Segundo o ministro Lupi, a rede hoteleira e o comércio aquecidos nesta época do ano justificam a geração de empregos no Rio de Janeiro.

"O Rio de Janeiro teve o melhor resultado por causa dos setores de Serviços e Comércio. Há mais gente indo para hotéis e restaurantes. A pacificação e o trabalho social desenvolvidos no Rio de Janeiro estão permitindo que as pessoas saiam mais às ruas, comprem mais, frequentem mais restaurantes, além de atrair mais turistas", afirmou o ministro.

Segundo Lupi, o Rio de Janeiro vai continuar sendo um forte gerador de empregos: "Vêm por aí a Copa do Mundo, as Olimpíadas, o Rock in Rio, atividades que movimentam e fazem do Rio um grande gerador de empregos".

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro registrou expansão de 24.510 empregos formais (+0,98%) em relação ao mês anterior. Em termos absolutos e relativos, este foi o melhor desempenho de toda a série histórica do Caged para o período. Em relação ao acumulado do ano, a região metropolitana obteve recorde absoluto e relativo com a geração de 145.235 empregos formais (+6,07%).

Quanto aos municípios com mais de 30 mil habitantes, o Rio de Janeiro manteve-se no topo do ranking, com saldo positivo de 17.410 empregos, seguido por Duque de Caxias, 2.296; Niterói, 1.419; e São Gonçalo, 1.232. Por outro lado, os municípios com os piores saldos negativos foram: São Francisco de Itabapoana, -427 postos de trabalho; Itaboraí, -323; Japeri, -41; e Paracambi, -36.

Sudeste cria 52 mil vagas

Segundos dados do Caged, a Região Sudeste do país gerou mais de 52 mil novos postos de trabalho formais no mês de novembro. Além do Rio de Janeiro, houve desempenho positivo nos outros três estados durante o mês: Minas Gerais (12.093 postos), São Paulo (4.999 postos) e Espírito Santo (3.057). O resultado representa a melhor colocação nacional, sendo seguido pela região Sul (44 mil), Nordeste (37 mil), Norte (5 mil) e Centro-Oeste (-821).