Sem categoria

Festival da Juventude realiza Tribunal Anti-imperialista

Realiza-se neste domingo (19) e prossegue no dia seguinte o Tribunal Anti-imperialista nos marcos do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, na África do Sul, organizado pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD).

Participam do festival, cuja primeira edição aconteceu há 63 anos em Praga, cerca de 15 mil delegados de mais de 140 países. O lema é “Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, Derrotemos o Imperialismo”.

Mais de uma centena de jovens brasileiros participam do Festival. Eles representam a UNE, a Ubes e as juventudes dos partidos políticos – UJS (PCdoB), PDT, PPL, PSB e PT.

Neste sábado, dedicado a debates sobre o Oriente Médio, ocorrerão também seminários sobre a crise internacional do capitalismo, as guerras, as ocupações e as resistências. Haverá também um Foro de Solidariedade, dedicado à causa do povo palestino.

A história da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD) é repleta de fatos e ações em defesa das causas progressistas do mundo, declarou à agência Prensa Latina o vice-presidente da entidade, o nepalês Yogendra Sheisi.

Ao intervir em um dos debates do Festival, o dirigente destacou o papel desempenhado pela organização desde o seu nascimento em 1945. Ele fez um balanço da posição assumida em momentos difíceis para a humanidade, como a guerra fria, e reafirmou o papel que cabe à FMJD nas novas condições do mundo.

Ele destacou a solidariedade que a FMJD brindou à África do Sul e ao seu heróico povo, sob a liderança de Nelson Mandela. E destacou a solidariedade a Cuba. O vice-presidente da FMJD reafirmou o apoio da entidade à luta pela libertação dos cinco patriotas cubanos presos nos Estrados Unidos por lutarem contra o terrorismo.

Uma delegação do Conselho Mundial da Paz, liderada por sua presidente, Socorro Gomes, participa do Festival. Socorro discursará nas sessões do Tribunal Anti-imperialista.

Prensa Latina