GT vai definir modelo de gestão do metrô de Salvador

O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, tem 60 dias para apresentar ao prefeito João Henrique o modelo de operacionalização do metrô de Salvador. Para isso, Brito foi escolhido coordenador do Grupo de Trabalho que vai elaborar estudos sobre o tema, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (21/12). Em construção há 11 anos o metrô ainda não tem data para entrar em operação.

Mais sete componentes fazem parte do grupo, representantes da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (SEFAZ), Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR), Secretaria Municipal dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (SETIN), Companhia de Transporte de Salvador (CTS), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Ministério das Cidades e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Especialistas de outros órgãos em todas as esferas de governo e da iniciativa privada também poderão ser convidados para as reuniões, contribuindo com as atividades.

O metrô está com 100% das obras de engenharia concluídas. O Grupo de Trabalho realizará estudos sobre política tarifária, modelo de gestão, parcerias com o setor privado e orçamento para a operacionalização do metrô e também dos trens urbanos da capital baiana. Em dois meses os trabalhos serão concluídos e a primeira reunião já está marcada: acontecerá na próxima segunda-feira, dia 27.

“Desde o início deste ano, o prefeito João Henrique nos incubiu de resolver os problemas jurídicos que emperravam a conclusão das obras do metrô. Atuamos incessantemente e, por isso, atribuímos a esta nossa ação a escolha para coordenar esse grupo que, apesar do curto prazo, vai apresentar propostas para o modelo de funcionamento do metrô e ver desafogado o sistema viário de Salvador”, declarou o vice-prefeito Edvaldo Brito.

Da redação local,
Com informações do site Aratuonline