Museu Sacro reabre ao público com nova exposição de longa duração

O prédio que abriga o Museu foi completamente restaurado, valorizando sua arquitetura original e adaptando sua estrutura para melhor receber o público

O Museu Sacro São José de Ribamar, localizado no Centro Histórico de Aquiraz, reabriu ao público em dezembro de 2011 com uma nova exposição de longa duração: "A história do Ceará na arte sacra". A exposição marca a reinauguração do MSSJR, após um ano e meio em obras de restauro, executadas pela Secretaria Estadual do Turismo. A exposição foi lançada durante a entrega do Centro Histórico de Aquiraz, que também incluiu a restauração do Mercado da Carne, da Casa do Capitão-Mor e Praça da Igreja Matriz (praça Cônego Eduardo Araripe).

A nova exposição está montada no térreo do museu e ocupa duas salas temáticas, uma delas intitulada "O Museu", abordando a história do prédio onde o museu funciona, construído no final do século XVIII e que já foi Casa de Câmara e Cadeia de Aquiraz; a outra sala, batizada de "Igreja e colonização", reflete sobre as práticas de devoção católica no Brasil, e Ceará especificamente, durante o período colonial, reunindo imagens de santos, fotografias, reproduções de pinturas da época, utensilhos de uso religioso, etc. A exposição contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais (2009).

Anjos

No segundo piso do Museu Sacro, retornou em cartaz a exposição "Mensagens Celestiais", que reúne 100 peças sacras de todo o mundo, selecionadas entre o acervo de 700 imagens de anjos doadas ao MSSJR, em 2009, por Ronald Assumpção. A variedade de cores, tamanhos, formas e idades das peças dão a dimensão da diversidade e riqueza da arte sacra, com anjos, arcanjos, querubins, serafins, proveniente de vários lugares do Brasil e do mundo. O acervo, segundo o Ronald, começou a ser reunido em 1986 quando morava na Cidade do México.

Prêmios

O Museu Sacro São José de Ribamar vem acumulando prêmios pelo trabalho pioneiro envolvendo a temática religiosa no nordeste. Em 2010, ele foi contemplado por dois prêmios nacionais, o mais recente deles, no programa Petrobras Cultural 2010, contemplado na categoria apoio a museus arquivos e bibliotecas. O MSSJR receberá apoio para estruturação de sua Reserva Técnica. Também em 2010, o MSSJR foi classificado em primeiro lugar no Edital Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). O prêmio será aplicado em projeto elaborado pela Associação de Amigos do Museu Sacro que prevê um orçamento de R$180 mil utilizados na montagem da nova exposição de longa duração, compostas por obras sacras de distintos períodos na história do Ceará. Atualmente, a exposição de longa duração montada no primeiro piso do museu, "A histório do Ceará na Arte Sacra", também é fruto de premiação, no Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais, de 2009.

Reforma

Ao todo foram investidos no restauro do MSSJR R$ 263.267,79, proveniente do Tesouro do Estado , Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), executado pela Secretaria do Turismo. A obra teve duração de um ano e meio e teve como prioridade a manutenção das características externas e recuperação das imagens originais da antiga Casa de Câmara e Cadeia. O acesso central da fachada para o Largo da Independência foi restaurado, sendo transformado em uma praça. As alvenarias de pedra e cal foram deixadas com as pedras aparentes, como uma grande janela de prospecção, conferindo uma atmosfera educativa dos métodos construtivos da edificação. Com o restauro, o edifício ficou dotado de espaços, como recepção, salas de exposições, acervo e administração. Também estão entre as benfeitorias, a reinstalação da escada externa, presente no projeto original, o restauro de pinturas, além de adaptações como o novo projeto de iluminação, climatização do prédio e instalação de estruturas de acessibilidade, como rampas e elevador para cadeirantes.

Fonte: Secult