Arruda Bastos comenta nomeação e desafios para próximos anos

O Governador Cid Gomes anunciou nesta segunda-feira (27/12), o Secretariado do novo Governo. Arruda Bastos, que já é titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) desde abril deste ano e de 2007 a março de 2010 foi secretário executivo, foi mantido como titular da pasta para o segundo mandato de Cid Gomes, que começa em janeiro de 2011.

Nomeação Arruda Bastos

Segundo Arruda Bastos os desafios para o segundo mandato são proporcionais às conquistas alcançadas na primeira gestão. “Nosso maior desafio é fazer funcionar bem o que construímos durante esses quatro anos e buscar investir ainda mais na atenção básica, onde a população possa ter acesso ao atendimento de saúde”. Para o secretário, é fundamental que o paciente tenha, em todos os equipamentos disponibilizados no Estado, um serviço de excelência. “Além de dezenas de novas unidades construídas, inovamos no modelo de gestão, implantando os consórcios públicos de saúde que contribuem para o desenvolvimento equilibrado entre os municípios. Os pacientes não sairão mais da região onde moram para a capital a procura de atendimento médico. Com a nova estrutura de assistência, esperamos atender com mais rapidez e equidade as necessidades da nossa população”, afirma Arruda.

Para o comunista, não basta, porém, manter esses equipamentos. É preciso ampliar o já vem sendo feito para que, cada vez mais, a população tenha acesso às unidades de saúde com qualidade. “Para isto, lutaremos por mais investimentos e recursos. Buscaremos melhorar a assistência básica, humanizar o atendimento, reduzir as filas, valorizar o servidor e ampliar a capacitação da categoria”, enumera.

Outra questão que deverá receber atenção da Sesa nos próximos anos são os recursos. “Iremos lutar pela regulamentação da emenda 29, que busca assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde além de defender a criação de uma contribuição social da saúde ou ainda a volta da CPMF”. Arruda Bastos informa que foi aprovado no Orçamento Federal para 2011 cerca de 70 bilhões e 900 milhões de reais para a Saúde. “Deste valor, já temos um déficit de cerca de 30 bilhões de reais. Este montante é insuficiente para a demanda que o país tem na área”, preocupa-se.

Jeito comunista de administrar

Representando o PCdoB cearense dentro do Secretariado de Cid Gomes, Arruda Bastos ressalta o jeito comunista de administrar. “Vamos continuar nossa forma de trabalhar que foi iniciada em 2007 pelo também comunista João Ananias. Nossa característica é de manter uma gestão democrática, participativa e transparente, voltada para a valorização do servidor, do usuário e do serviço público”, enumera. Manter um membro do PCdoB como titular da Sesa é, segundo Arruda Bastos, um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos comunistas. “A permanência do PCdoB na Sesa é uma forma de mostrar que este trabalho está sendo reconhecido por Cid Gomes, que as ações estão dando resultados e que darão ainda mais”, considera.

Equipamentos em números

A decisão do Governo do Estado de ampliar e melhorar a assistência e o acesso à saúde vai acrescentar à rede pública 21 policlínicas regionais, os dois hospitais regionais no Cariri, em Juazeiro do Norte, e na Zona Norte, em construção em Sobral, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em todas as regionais do Ceará e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Sete CEOs regionais foram inaugurados e estão em pleno funcionamento. Três policlínicas regionais foram inauguradas em Tauá, Baturité e Camocim. Além das novas obras no interior, as ampliações e reformas contemplam os sete hospitais e unidades que integram a rede estadual – HGF, Albert Sabin, Hospital de Messejana, Hospital Mental de Messejana, Hospital Waldemar Alcântara, Hospital São José, Hospital César Cals, Lacen, Hemoce, CIDH e IPC.

A Secretaria de Saúde do Estado já estuda a implantação de mais três hospitais que expandirão a rede de assistência à saúde no Ceará: o Hospital Regional da Zona Norte, que será entregue à população no primeiro semestre de 2011, o hospital de urgência e emergência que será construído na Região Metropolitana de Fortaleza, mais um hospital para assistência terciária em Fortaleza e o hospital regional do Sertão Central. Os estudos de implantação dos três novos hospitais já foram iniciados pela Secretaria da Saúde do Estado.

Mais sobre Arruda Bastos

Natural de Fortaleza e de família tradicional de Baturité, Raimundo José Arruda Bastos, 55 anos, é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1979, com especializações em saúde pública, gestão em saúde, oncologia e ainda em administração de serviços de saúde e administração hospitalar. É servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado como médico no Hospital da Polícia Militar do Ceará.

Arruda Bastos é secretário da saúde do Estado. Assumiu a Secretaria da Saúde em abril deste ano. Até então e desde janeiro de 2007 era o secretário executivo da Sesa. Foi superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. É conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Estadual do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em nível nacional, vice-presidente do Conselho de Secretários de Saúde (Conass).

No perfil, além de funções na gestão, a exemplo de diretor da Associação dos Hospitais do Ceará, diretor do Hospital Gonzaga Mota da Prefeitura de Fortaleza, diretor da rede de clínicas Prontoclínica e chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar, destaques na atuação sindical. Arruda Bastos foi diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.

Filiado ao PCdoB desde 2004, Arruda Bastos ainda acumula na história de vida atuação política. Foi suplente de deputado estadual, em 1990, suplente de vereador de Fortaleza em 1992 e ainda candidato a vice-governador do Ceará em 2002 e a vice-prefeito de Fortaleza em 2004. Filho de Raimundo César Bastos (in memorian) e Maria de Lourdes Arruda Bastos, é casado com Marcília Alves Cordeiro Bastos, com quem tem quatro filhos – Bruno, Lia, Lívia e Lília.

De Fortaleza,
Carolina Campos (Com informações da Sesa)

Saiba mais em:

Perfil dos novos secretários

Chico Lopes: “Secretariado confirma Governo Cid no caminho certo”

Presidente do PCdoB/CE avalia novo secretariado de Cid Gomes