Cid Gomes faz boa costura política em seu novo secretariado

No início da tarde desta segunda-feira (27/12), o governador reeleito Cid Gomes (PSB) anunciou os novos nomes que farão parte do seu novo secretariado. Alguns secretários permanecem nas pastas e outros nomes também foram anunciados. Mais uma vez o governador demonstrou grande habilidade política para assegurar o apoio necessário ao seu goveno.

Cid e os novos secretários

O atual Secretário de Saúde, Arruda Bastos (PCdoB) é um dos que continuarão a integrar a equipe governamental do Ceará. O primoroso trabalho que vem sendo feito desde 2007, ainda na administração do também comunista João Ananias – eleito deputado federal – foi reconhecido com a confirmação de sua permanência na pasta. Além de Arruda Bastos, também permanecem nos cargos Arialdo Pinho (Casa Civil), Ivo Gomes (Chefia de Gabinete), Izolda Cela (Secretaria da Educação), Mauro Filho (Secretaria da Fazenda), René Barreira (Ciência e Tecnologia), César Pinheiro (Recursos Hídricos), Ivan Bezerra (Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico), Fernando Oliveira (Procuradoria Geral do Estado), Bismarck Maia (Turismo) e Edgar Linhares (Conselho Estadual de Educação).

Revelando-se, mais uma vez, um talentoso articulador político, Cid Gomes incluiu algumas novidades na sua equipe com clara sinalização política. A mais evidente é a presença do deputado estadual Gony Arruda na Secretaria de Esporte. Eleito pelo PSDB, que, segundo Cid, não foi consutado enquanto partido, Arruda é um dos quatro deputados tucanos que pretendem divergir da orientação partidária de fazer oposição ao governo estadual. Ao convocar Gony, o governador ainda assegura a permanência do deputado Teodoro Soares, também do PSDB, cuja base principal é Sobral e a região norte do estado, berço político de Cid Gomnes.

Outra indicação importante é a do suplente de deputado estadual do PDT, Evandro Leitão para a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social. O partido elegeu quatro deputados estaduais, entre eles Heitor Férrer, que pauta centro sua atuação como opositor ao governo estadual, seja ele qual for. Com o PDT no secretariado Cid assegura maior apoio parlamentar. Ainda no plano partidário, Cid Gomes convocou três dos cinco deputados estaduais eleitos pelo PT e manteve nas mãos do partido a liderança do governo, que será exercida por Antonio Carlos Freitas, suplente da coligação e que será efetivado. As secretarias das Cidades, de Desenvolvimento Agrário e Cultura serão dirigidas por deputados petistas que se licenciarão dos mandatos. Com esse movimento a composição da bancada governista sofre uma pequena alteração: o PT perde dois deputados, o PMDB e o PRB ganham dois cada. Estes dois partidos dirigirão também secretarias. O PMDB estará à frente da Secretaria de Recursos Hídricos, da Controladoria Geral e do Conselho de Políticas de Meio Ambiente. Já o PRB terá o ex-deputado federal Flávio Bezerra à frente da Secretaria de Pesca e Aquicultura, a ser criada. Toda a movimentação política feita por Cid Gomes tem um claro objetivo: assegurar uma tranquila base parlamentar e comprometer os partidos que lhe dão sustentação com as ações de governo.

Cid Gomes fez ainda uma clara sinalização de priorizar a segurança pública. Depois de apostar no delegado da Polícia Federal, Roberto Monteiro, durante seu primeiro governo, quando o programa Ronda do Quarteirão foi implantado, além da ampliação do número de policiais e da infraestrutura da segurança, o governador entrega a tarefa para o Coronel Francisco Bezerra, com quem trabalha desde que foi Presidente da Assembléia Legislativa, no início dos anos 90. Já para a Secretaria de Justiça e Cidadania foi indicada Mariana Lobo, presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará.

Novo Secretariado de Cid Gomes

Casa Civil: Arialdo Pinho

Casa Militar: Coronel Brasil

Chefia de Gabinete: Ivo Gomes

Procuradoria Geral: Fernando Oliveira

Secretaria da Fazenda: Mauro Filho

Controladoria Geral do Estado: João Melo

Secretaria da Educação: Izolda Cela

Conselho Estadual de Educação: Edgar Linhares

Secretaria da Saúde: Arruda Bastos

Segurança Pública e Defesa Social: Coronel Bezerra

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social: Evandro Leitão

Secretaria do Esporte: Gony Arruda

Secretaria da Cultura: Francisco Pinheiro

Ciência e Tecnologia: René Barreira

Justiça e Cidadania: Mariana Lobo

Secretaria de Infraestrutura: Adail Fontenele

Recursos Hídricos: César Pinheiro

Cidades: Camilo Santana

Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente: Paulo Henrique Lustosa

Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico: Ivan Bezerra

Turismo: Bismarck Maia

Desenvolvimento Agrário: Nelson Martins

Secretaria Especial da Copa 2014: Ferruccio Feitosa

Pesca e Aquicultura: Flávio Bezerra

Os nomes dos titulares da Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), da Secretaria do Planejamento e da Corregedoria da Polícia (a ser criada) não foram divulgados nesta segunda-feira.

De Fortaleza,
Carolina Campos e Inácio Carvalho

Veja também:

Arruda Bastos faz balanço da gestão entre 2007 e 2010

Matéria atualizada às 18:20h