Sem categoria

China publica livro branco sobre combate à corrupção

O gabinete de imprensa do Conselho de Estado da China publicou nesta quarta-feira (29) um livro branco que apresenta a situação geral do país no que se diz respeito às medidas anticorrupção e à construção de um governo limpo.

Segundo o livro, os temas são princípios sustentados pelo Partido Comunista da China e pelo governo chinês, que no passado já haviam dedicado grandes esforços na área, com êxitos notáveis. No futuro, com forte determinação, o país vai tomar medidas mais rigorosas para reforçar a prevenção e o combate à corrupção.

As pesquisas de opinião pública feitas pela Administração Nacional de Estatísticas da China apontam que de 2003 a 2010, a taxa de satisfação dos cidadãos com o trabalho anticorrupção e a construção de um governo limpo aumentou de 51,9% para 70,6%.

Segundo o livro, a rápida popularização nos últimos anos fez da internet um novo meio de supervisão, com ampla participação, reação imediata e grande influência. A China presta muita atenção à supervisão da internet. Por causa disso, o país vai tomar medidas para aperfeiçoar políticas e regulamentos relativos para que os cidadãos possam pôr em prática seus direitos de supervisão.

Ainda de acordo com a publicação, desde 2001, o país cancelou e reajustou mais de dois mil ítens de exame e aprovações pelos órgãos subordinados ao Conselho de Estado. Setenta e sete mil itens foram abolidos ou alterados por órgãos governamentais locais. A desburocratização facilita diversos aspectos da vida da população e reduz a ocorrência de corrupção.

Com agências