Fortaleza: Escola abre inscrições para ensino profissionalizante

A Escola Estadual de Educação Profissional Creusa do Carmo Rocha, localizada na Avenida Sargento Hermínio (Ellery), está com pré-inscrições abertas para o ensino médio integral e cursos técnicos, até o dia 4 de janeiro de 2011. Serão 160 vagas para formação técnica em informática, administração, contabilidade e secretariado.

Segundo o diretor da escola, Océlio Fernandes Pereira, 80% das vagas são destinadas a alunos de escolas públicas e 20% para alunos vindos de escolas particulares. Para concorrer à vaga, os alunos precisam comprovar ter concluído o 9º ano do ensino fundamental em 2010 e ter disponibilidade para a jornada escolar integral, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A seleção terá como critério base as notas obtidas pelos estudantes no 9º ano.

A escola Creuza do Carmo, fundada no ano de 1976, quando era governador do Ceará Adauto Bezerra, com o nome de Centro Integrado de Primeiro Grau, foi transformada em espaço de ensino profissionalizante em 2010, tendo funcionado este ano com quatro turmas de 40 alunos por sala cursando o 1º ano do ensino médio e os cursos profissionalizantes. Para 2011, mais 4 turmas de 1º ano serão abertas e a escola terá 320 alunos, em 8 turmas. Na escola profissionalizante, o currículo do ensino médio é integrado à área técnica, que se desenvolve em tempo integral.

O prédio da instituição foi reformado para receber os estudantes e a nova estrutura curricular. As aulas acontecem em período integral, no horário de 7 as 17 horas e, como no ensino médio regular, a formação ocorre em três anos. Em 2010 o espaço foi adaptado para receber alunos portadores de deficiências físicas e o muro da frente foi substituído por grades, aumentando a segurança no entorno.

O diretor informa que os alunos matriculados, receberão um “kit” contendo duas blusas da farda, uma camisa e um calção para educação física, uma agenda, livros didáticos e as apostilas das disciplinas técnicas. Durante o período em que o aluno fica na escola, três refeições são servidas, sendo duas merendas e um almoço.

18 escolas profissionalizantes em Fortaleza

Em 2008, foram criadas as primeiras 25 escolas de educação profissional. No ano de 2009, mais 26 unidades passaram a funcionar com essa nova sistemática e em 2010 oito novas escolas foram implantadas no primeiro semestre letivo. 18 unidades estão implantadas em Fortaleza e 41 em outros municípios do estado.

Lista de todas as escolar profissionalizantes do Ceará

História: Quem foi Creuza do Carmo Rocha

A homenageada com o nome da escola, foi uma destacada empresária, casada com o Jornalista Demócrito Rocha. Juntos, fundaram, em 1923, o Jornal O Povo. Mas foi depois da morte do genro, Paulo Sarasate, que ela se dedicou mais à empresa, juntamente com sua filha Albanisa Sarasate. Adquiriu larga experiência e tinha como ponto alto o bom relacionamento com os empregados.

Mais informações na escola (Av. Sargento Hermínio, em frente ao pólo de lazer) ou através do fone (85)3101-2265.

Fonte: Sítio do Bairro Ellery