Sem categoria

Argentina será o primeiro país que Dilma visitará

Argentina será o primeiro destino internacional da presidente Dilma Rousseff, que deve viajar também ao Uruguai Estados Unidos, China, Peru e Bulgária.

Depois de reunir-se com seu colega argentino, Hector Timerman, nesta segunda-feira (3), o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, indicou que Buenos Aires será o primeiro lugar a ser visitado pela presidente Dilma, antes da Cúpula América do Sul-Países Árabes, que se realizará em meados de fevereiro em Lima, Peru.

Patriota confirmou o que já tinha sido adiantado pelo assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. Eler informou ainda que além da Argentina Dilma visitará nos próximos meses o Uruguai, os Estados Unidos e a China.

No encontro entre Timerman e Patriota – o primeiro do novo chanceler brasileiro – ambos elogiaram a relação pessoal desde o tempo em que ambos eram embaixadores de seus países nos Estados Unidos.

Patriota e Timerman destacaram também a importância do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que reúne a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai (está em tramitação o ingresso da Venezuela).

Os dois chanceleres concordaram em que os países do bloco continuarão cooperando no mesmo ritmo y se for possível o acelerarão e aprofundarão, inclusive em áreas sensíveis como a espacial e a nuclear.

Timerman afirmou que nunca como agora houve um momento de tanta união e aproximação entre a Argentina e o Brasil.

Com agências