Sem categoria

Política externa é o café da manhã de Dilma neste domingo

A presidente Dilma Rousseff decidiu dedicar o seu primeiro dia de trabalho como chefe de Estado à política externa. Em pouco mais de três horas e meia, ela recebe, na manhã de hoje (2) no Palácio do Planalto, dois presidentes, três primeiros-ministros, o príncipe Felipe de Bórbon, da Espanha, e Taro Aso, ex-primeiro-ministro do Japão.

Paralelamente, o novo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reúne-se com chanceleres estrangeiros.

Afinidades com Mujica

Com o presidente do Uruguai, José Mujica, Dilma deverá reiterar a meta de ampliar e intensificar as relações regionais, segundo assessores. Assim como Dilma, Mujica tem um passado de militância política ativa no combate à ditadura militar, que inclui a resistência armada. Estava previsto, para esta manhã, um encontro de Dilma com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mas ele antecipou o retorno a Caracas para ontem (1º) à noite. No sábado, Chávez manteve uma demorada conversa com Dilma durante a recepção a estrangeiros em Brasília após a cerimônia de posse.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, esteve no último dia 31 com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agradeceu o apoio dado por ele ao reconhecimento do Estado Palestino. Abbas escolheu Brasília para sediar a primeira embaixada da Palestina em terreno próprio. Na conversa com Dilma, a expectativa, segundo diplomatas, é que Abbas reitere o pedido de apoio à questão palestina.

Na lista de audiências da presidenta neste domingo estão os primeiros-ministros de Cuba, José Ramón Machado Ventura, da Coreia, Kim Hwang-Sik, e de Portugal, José Sócrates, além do ex-primeiro-ministro do Japão Taro Aso e do príncipe Felipe da Espanha. Ventura e Sócrates também estiveram com Lula na semana passada.

Sócrates, que em Portugal aplica uma política de arrocho contra os trabalhadores e enfrentou uma greve geral em novembro do ano passado, defendeu a participação do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mercosul

Nos últimos dois dias, o novo chanceler já conversou com o ministro da Defesa da França, Alain Juppé, sobre os 36 aviões caças que o Brasil pretende comprar – a França disputa a venda com a Suécia e os Estados Unidos. Em novembro, Lula e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, assinaram um acordo de defesa estratégica incluindo a compra de helicópteros e submarinos convencionais e de energia nuclear.

Patriota se reúne hoje à tarde com o chanceler da Argentina, Héctor Timerman. No encontro, eles deverão rever os principais temas da relação entre os dois países. Timerman disse que quer sugerir a realização de uma reunião em Buenos Aires, já no primeiro trimestre de 2011. Brasil e Argentina possuem as duas maiores economias do Mercosul e têm um papel estratégico no fortalecimento do bloco.

Com informações da Agência Brasil