Marcus São Thiago fala sobre o Instituto Luiz Carlos Prestes
Secretário geral do Instituto Luiz Carlos Prestes (ILCP), Marcus São Thiago se filiou ao PCdoB no dia 21 de dezembro. Nesta entrevista, ele fala sobre o ILCP, um instituto “apartidário, sem vínculo algum com qualquer partido político nacional ou internacional”, que tem como “objetivo principal a preservação do acervo documental-histórico de Luiz Carlos Prestes e de Olga Benário Prestes”.
Publicado 03/01/2011 19:34 | Editado 04/03/2020 17:04

– Fale sobre o Instituto Luiz Carlos Prestes e suas atividades.
Marcus São Thiago – O Instituto Luiz Carlos Prestes (ILCP), entidade de perfil cultural, com sede no Rio de Janeiro, foi fundado por um grupo de companheiros e amigos de Prestes, em janeiro de 2009, com o objetivo principal da preservação do acervo documental-histórico de Luiz Carlos Prestes e de Olga Benário Prestes. Além disso, pretendemos divulgar o legado do ideário socialista de Prestes, difundindo a vida e a memória deste grande brasileiro – patriota, revolucionário e comunista – para as atuais e futuras gerações. Seus fundadores se propõem a contribuir tanto para a preservação do acervo documental relacionado a Luiz Carlos Prestes e à Olga Benário Prestes quanto para a pesquisa do seu legado histórico. Pretendem que o Instituto Luiz Carlos Prestes seja um centro de pesquisa, de divulgação e de debate dos problemas relacionados com a luta por uma perspectiva socialista para o Brasil e a América Latina, assim como para toda a humanidade. O sítio do ILCP é o www.ilcp.org.br e, para a adesão de futuros colaboradores, observados os objetivos do ILCP, pode-se fazer contato e receber orientações através do endereço eletrônico.
– Como é a relação do ILCP com os partidos de esquerda?
Marcus São Thiago – O ILCP é apartidário, sem vínculo algum com qualquer partido político nacional ou internacional. Mantemos relações institucionais com diversas organizações sociais, universitárias e com movimentos sociais organizados, no Brasil e no mundo.
– Como você vê o legado deixado por Luiz Carlos Prestes?
Marcus São Thiago – A trajetória de Luiz Carlos Prestes é singular. Foi um brasileiro que marcou a história do país, em diversas ocasiões no século 20, com uma atuação firme, voltada para a justiça social e para a defesa dos excluídos e marginalizados pela sociedade capitalista. Prestes sempre esteve ao lado do povo. Suas lutas foram travadas em vida, para a conquista da liberdade, contra a opressão e contra as desigualdades sociais provocadas por um sistema econômico perverso, que sempre privilegiou poucos em detrimento da maioria do povo brasileiro. Na década de 20 do século passado, a "Coluna Prestes", liderada por ele, foi um marco desta luta. Percorreu 25.000 quilômetros, de norte a sul e de leste a oeste deste país, sem jamais ser derrotada pelas forças militares oficiais da época. Travou inúmeras batalhas, percorrendo o solo brasileiro com apenas 1.500 homens e mulheres aguerridos e marcou o nosso tempo com uma história de luta singular em defesa do nosso povo. Prestes é o símbolo desta luta pela verdadeira liberdade do povo brasileiro, pela liberdade de sonhar e de aspirar a dias melhores, com verdadeira justiça social para todos. Para os interessados e estudiosos, aconselho a leitura do texto da professora Anita Prestes, presidente do ILCP, escrito pela ocasião do marco de 85 anos da Coluna, que está disponível em nosso sítio na internet.
– Fale um pouco da sua atuação profissional hoje.
Marcus São Thiago – Atualmente ocupo o cargo de Diretor de Concursos e Processos Seletivos da Fundação CEPERJ, vinculada ao governo do Estado do Rio. Sou também o secretário geral do ILCP e um dos 15 conselheiros fundadores do instituto. Tenho histórico de atuação política, governamental e institucional em Petrópolis e no Rio de Janeiro. Sou conhecido no meio político e institucional como Marcus São Thiago e minha formação acadêmica é a de advogado e educador.