Sem categoria

Coreia do Sul anuncia novas manobras militares para esta semana

O Exército sul-coreano realizará novas manobras na sexta-feira (7) e no sábado (8, informaram fontes militares nesta terça-feira (4). Os exercícios contarão com a participação de um número indeterminado de efetivos do Exército e da Marinha sul-coreana, segundo fontes da junta de chefes do Estado-Maior citadas pela agência local Yonhap.

"As manobras desta semana têm como objetivo colocar em prática nossa defesa e habilidade para repelir uma infiltração surpresa em alguma das ilhas da fronteira do Mar Amarelo", pretextou uma das fontes militares. A zona continua muito instável desde a troca de tiros de artilharia entre as duas Coreias em 23 de novembro.

O incidente foi o primeiro ataque de artilharia que vitimou civisl desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53) e motivou a realização de várias manobras militares no litoral ocidental coreano, uma delas com a participação dos Estados Unidos.

Segundo a Yonhap especula, usando militares sul-coreanos como fontes, a Coreia do Norte pode ter realizado manobras para simular uma infiltração nas cercanias da fronteira com a Coreia do Sul. O Ministério da Defesa sul-coreano acredita que a Coreia do Norte aumentou o número de efetivos das forças especiais nos últimos dois anos para 200 mil, 50 mil deles deslocados para perto da fronteira.

As manobras militares sul-coreanas constituem fator permanente de instabilidade na Península Coreana. A C´reia do Sul abriga em seu território mais de 30 mil soldados estadunidenses e armas nucleres.

O emissário norte-americano Stephen Bosworth iniciou nesta terça-feira (4) um giro por três países asiáticos visando à retomada das conversações de seis partes sobrea desnuclearização da Península Coreana.

Com agências
v