Arruda Bastos descarta reprise e anuncia repaginação da saúde

O secretário Arruda Bastos reafirmou na solenidade de posse na Secretaria da Saúde do Estado, na tarde desta quarta-feira, 4 de janeiro, a declaração do governador Cid Gomes de que “em 16 meses, o Ceará terá a melhor rede de saúde pública do Brasil”.

Posse Arruda Bastos

O secretário disse que os próximos quatro anos não serão “reprise, replay, repeteco”, “mas uma gestão repaginada” da saúde no Ceará. Em seu discurso de posse, Arruda Bastos elencou os resultados da gestão da saúde no primeiro governo Cid Gomes, que ele mesmo assumiu durante nove meses em 2010 em substituição ao agora deputado federal João Ananias, e destacou novos compromissos e anunciou mudanças na estrutura organizacional da Sesa.

Mais três hospitais

Além dos dois novos hospitais regionais, em Juazeiro do Norte e Sobral, 21 policlínicas, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) distribuídas pelo Estado e que já começaram a ser entregues à população, Arruda Bastos anunciou como projeto da nova gestão a construção de um hospital e urgência e emergência em Fortaleza, um hospital geral na Macrorregião Central do Estado, a ser criada, e um hospital terciário de retaguarda na Região Metropolitana de Fortaleza. O secretário também prometeu concluir a transferência do Hospital da Polícia Militar para a Secretaria da Saúde.

Luta por recursos

Arruda Bastos vai manter a luta, junto ao Ministério da Saúde, para ampliar os recursos da média e alta complexidade e a articulação, junto ao Congresso Nacional, para a regulamentação da Emenda Constitucional 29 “e a criação de uma nova contribuição para a Saúde”, conforme discursou. O senador Inácio Arruda também destacou nas suas palavras a urgência em regulamentar a EC 29, que redefine os recursos específicos para a saúde, e ainda a aprovação da CSS, em substituição a antiga CPMF. “Arruda Bastos, a sua determinação na defesa por mais recursos tem total apoio dos três senadores do Ceará – Além dele, Eunício Oliveira e José Pimentel”, afirmou o senador do PCdoB.

Novas coordenadorias

“Continuarei o diálogo franco e aberto com os servidores, os sindicatos e associações, avançando na política salarial, na batalha pelo PCCS, na melhoria das condições de trabalho, na redução da precarização dos vínculos, na política de escolha dos gestores por seleção pública e no fortalecimento da negociação do SUS”, assinalou Arruda Bastos. Na área administrativa, o secretário anunciou a criação das novas Coordenadorias de Planejamento e Orçamento, de Urgência e Emergência e a Superintendência da Rede de Assistência. Isso porque a Sesa cresceu, com a universalização do SAMU, a construção das UPAs, policlínicas, CEOs, hospitais regionais.

Nova gestão

“Nossa nova gestão não será uma reprise, mas um novo estágio capaz de tornar as ações do governo na saúde ainda mais eficientes, ainda mais capazes de promover mudanças positivas na sociedade. Vamos construir a modernização com humanização da saúde do Ceará”, frisou Arruda Bastos. Para esse desafio, o deputado federal João Ananias disse que “a tarefa de resolver os problemas da saúde é republicana, que Arruda vai encarar como uma missão”. A promotora de saúde, Isabel Porto, destacou o papel da Sesa na garantia do direito à saúde, assegurado na Constituição, afirmando que acredita que o secretário está firme em lutar por serviços de qualidade e para todos. Ela destacou ainda a elegância do secretário no trato com o Ministério Público.

Ao final, no seu discurso Arruda Bastos anunciou: “trabalhar com prioridades vai ser nossa estratégia para continuar reduzindo ainda mais a mortalidade infantil, materna, as filas de cirurgias e procedimentos, a epidemia da violência, as drogas, entre outras ações prioritárias”.

Posse concorrida

Estiveram presentes à solenidade de posse cerca de mil convidados, entre eles novos secretários estaduais, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, secretários municipais de saúde, vereadores, representantes de entidades de classe, diretores de hospitais e unidades de saúde e trabalhadores da saúde.

Perfil do secretário

Natural de Fortaleza e de família tradicional de Baturité, Raimundo José Arruda Bastos, 55 anos, é médico, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1979, com especializações em saúde pública, gestão em saúde, oncologia e ainda em administração de serviços de saúde e administração hospitalar. É servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado como médico no Hospital da Polícia Militar do Ceará.
Arruda Bastos é secretário da saúde do Estado. Assumiu a Secretaria da Saúde em abril deste ano. Foi superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará. É conselheiro do Conselho Estadual de Saúde, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho Estadual do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em nível nacional, vice-presidente do Conselho de Secretários de Saúde (Conass).

No perfil, além de funções na gestão, a exemplo de diretor da Associação dos Hospitais do Ceará, diretor do Hospital Gonzaga Mota da Prefeitura de Fortaleza, diretor da rede de clínicas Prontoclínica e chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar, destaques na atuação sindical. Arruda Bastos foi diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.

Filiado ao PCdoB, Arruda Bastos ainda acumula na história de vida atuação política. Foi suplente de deputado estadual, em 1990, suplente de vereador de Fortaleza em 1992 e ainda candidato a vice-governador do Ceará em 2002 e a vice-prefeito de Fortaleza em 2004.
Filho de Raimundo César Bastos (in memorian) e Maria de Lourdes Arruda Bastos, é casado com Marcília Alves Cordeiro Bastos, com quem tem quatro filhos – Bruno, Lia, Lívia e Lília.

Conheça mais o perfil do Secretário Arruda Bastos

– Secretário da Saúde do Estado do Ceará.
– Secretário Executivo da Saúde do Estado de janeiro de 2007 a março de 2010
– Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará em 2008.
– Conselheiro do Conselho Estadual de Saúde (Cesau).
– Vice presidente adjunto do Conselho de Secretários de Saúde (CONASS).
-Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA).
-Conselheiro do FECOP
– Pós-graduação em Administração Hospitalar
– Pós-graduação em Administração de Serviços e Saúde
– Diretor-geral do Hospital do Sindicato dos Estivadores de 1980 a 1986
– Diretor da Associação dos Hospitais do Ceará de 1982 a 1992
– Médico do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de 1981 a 2000
– Membro do Conselho Consultivo do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de 1990 a 1996
– Chefe do serviço de oncologia do Hospital da Polícia Militar desde 1982
– Membro da Comissão de Medicina da Revista Brasileira de Saúde das Polícias Militares
– Diretor da Associação Empresarial da Avenida Bezerra de Menezes (Assembem) desde 2002
– Membro efetivo das Sociedades de Cancerologia, Radiologia e Cirurgia
– Diretor da rede de clínicas Prontoclínica desde 1986
– Diretor do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará de 2005 a 2006
– Diretor administrativo-financeiro do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará de 2006 a 2009
– Acadêmico do curso de Direito da Unifor

Fonte: Sesa

Leia também:Ivan Mendes – Arruda Bastos na Saúde