Dalton Macambira reassume Secretaria de Meio Ambiente

Dando prioridade às questões ambientais relacionadas à Revitalização da Bacia do Rio Parnaíba, o combate à Desertificação, a conclusão dos projetos das adutoras de Piaus e Bocaína no semiárido piauiense, tomou posse nesta terça-feira (4), o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira que reassume a Secretaria que está à frente a oito anos.

Dalton posse
O deputado federal Osmar Júnior foi quem abriu a solenidade destacando o importante trabalho que Dalton Macambira vem realizando ao longo do tempo. “É muito difícil, algo raríssimo alguém permanecer em um cargo de confiança por tanto tempo. Dalton representa uma linha de trabalho transparente, trabalhando com uma equipe competente. Temos o reconhecimento do PcdoB, do governador Wilson Martins e da opinião pública que vem acompanhando o crescimento e importante trabalho da Semar nesta área de Meio Ambiente”, enfatizou o deputado Osmar Júnior.

O parlamentar destacou o comprometimento da equipe de trabalho, lembrou que em 2003 ao assumir a Semar, Dalton Macambira tinha o desafio de fazer valer a importância da variável ambiental no Piauí, até então pouco discutida. “Oito anos depois temos um órgão competente, fiscalizador e que trabalha pautado na sustentabilidade. Um órgão que em 8 anos nunca teve um ato de irregularidade, um desvio que pudesse manchar o seu trabalho. Agora, após receber a confiança do governador, a Semar tem novos desafios pela frente e um deles estaremos sempre apoiando, a sua reestruturação, seja de pessoal até a parte física”, acrescentou Osmar Júnior.

Bastante emocionado, Dalton Macambira agradeceu à sua família pelo apoio recebido e ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pela confiança nele depositada. “Entrei no PCdoB, ainda na juventude e encontrei pessoas que estão nesta caminhada há batente tempo. Reassumo o cargo de secretário da Semar com o compromisso de fazer valer a credibilidade apresentada pelo nosso governador, funcionários, companheiros do PCdoB e da opinião pública. Temos muitos desafios pela frente, mas acredito na equipe competente que temos”, ressaltou Macambira.

O secretário enfatizou o comprometimento que tem com o governador Wilson Martins de apresentar em um prazo de dez dias, um plano de ação para os próximos 180 dias de trabalho. Ele adiantou que equipe técnica já está trabalhando neste plano que vai priorização a Revitalização do Rio Parnaíba, o Combate à Desertificação, a Implantação do Parque Nacional das Nascentes e a implementação dos projetos das adutoras de Piaus e Bocaína. “Aqui destacou o empenho do deputado federal Osmar Júnior que liderou a bancada no Congresso Nacional em defesa de parte dos recursos destinado a Revitalização do Rio São Francisco fosse destinada para Revitalização da Bacia do Rio Parnaíba. Temos um deputado atuantes e que luta pelo desenvolvimento do Piauí”, enfatizou Dalton Macambira.

Com relação à equipe técnica da Semar, Macambira adiantou os cargos de Superintendente do Meio Ambiente que continua com Carlos Moura Fé; Superintendente de Recursos Hídricos, permanecendo Demócrito Barreto, Diretora Administrativa e Financeira, Amélia Lima e o engenheiro, com mestrado em Recursos Hídricos, Roberto Fernandes que assumi o cargo de Diretor de Recursos Hídricos, antes ocupado pelo professor, doutor Milcíades Gadelha que pediu para deixar o cargo para se dedicar a docência na UFPI.

Da redação do Vermelho do Piauí