Sem categoria

Ministra da Cultura vai a Complexo do Alemão na 1º agenda pública

Em sua primeira agenda pública desde que tomou posse, há dez dias, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, visitou nesta segunda(10) projetos culturais no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Durante a visita, a ministra assinou o convênio para a criação do segundo Ponto de Cultura na comunidade.

“Decidi ter como minha primeira agenda pública a visita ao Complexo do Alemão pela importância simbólica e fundamental que a cultura tem no combate à violência”, disse a ministra Ana Hollanda.

"Acompanhei de perto a guerra e a vitória contra o tráfico nessas comunidades do Rio de Janeiro. Foi uma vitória do cidadão junto com o Estado Brasileiro e a cultura tem uma função a cumprir nesse processo, de dar as ferramentas para que as comunidades possam ser autores na transformação de sua realidade e na promoção de uma cultura de paz. A experiência dos Pontos de Cultura é fundamental, como a presença do Estado nesses territórios ao reconhecer e potencializar o trabalho dessas comunidades pela sedimentação da paz."

O Complexo do Alemão, que era considerado quartel-general da principal facção criminosa do Rio de Janeiro, foi ocupado pela polícia e pelo Exército no final de novembro do ano passado. “A primeira visita tinha que ser aqui, para que todo o Brasil veja como é possível o cidadão se reafirmar contra todo tipo de dificuldade. E temos que ter Pontos de Cultura aqui, para que o cidadão se fortaleça, se sinta o dono da comunidade. Ele é o dono da comunidade”, disse.

Os Pontos de Cultura são um projeto do Ministério da Cultura, por meio do qual organizações não governamentais de todo o país recebem recursos federais para desenvolver projetos na área. O Ponto de Cultura Oca dos Curumins, que desenvolve projetos culturais e esportivos com crianças da comunidade, vai receber R$ 180 mil nos próximos três anos.

O outro Ponto de Cultura do Alemão, Raízes em Movimento, que desenvolve projetos de pintura com grafite e de leitura, também foi visitado por Ana de Hollanda.

Na visita ao Complexo do Alemão, a ministra também falou que está sendo feito um levantamento sobre o déficit que teria sido deixado pelo seu antecessor no cargo, para saber o que são restos a pagar, o que são projetos em andamento e o que é verdadeiramente dívida.

Com Agência Brasil