Sem categoria

Irã confirma que retomará diálogo sobre questão nuclear com o 5+1

 O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, confirmou nesta terça-feira que as próximas negociações nucleares do Irã com o grupo 5+1 (integrado pelos Estados Unidos, Reino Unido, China, Rússia, França e Alemanha) acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro em Istambul.

"Chegamos a um acordo mútuo para dialogar em 21 e 22 de janeiro", afirmou em sua entrevista coletiva semanal, na qual também revelou que "até o momento, as partes não determinaram a presença de nenhum outro país no diálogo".

Mehmanparast qualificou de excepcional o convite de seu país a grupos e representantes de organizações internacionais para visitar as instalações nucleares e o definiu como uma prova de transparência das atividades do Irã.

Apesar de o Governo não ter citado nenhum país concretamente, fontes diplomáticas revelaram que o convite foi feito à China, Rússia, Hungria, e várias nações emergentes, como Cuba e Egito.

O Irã afirma ter apresentado esta medida como um "gesto de boa vontade" para pôr fim às especulações em torno de seu programa nuclear e demonstrar "seus fins pacíficos". Para os EUA, no entanto, Teerã quer apenas dividir as potências do Conselho de Segurança.

Em resposta ao convite de Teerã para visitar seu programa atômico, a chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, declarou em 7 de janeiro que a inspeção das instalações nucleares do Irã é tarefa da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Fonte: Terra