Sem categoria

Irã questiona bases da negociação proposta por potências

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad afirmou neste domingo (31) que seu país não está pronto para discutir o programa nuclear com as potências globais em um encontro que poderia ocorrer no próximo mês.

O assessor de imprensa do presidente iraniano Ali Akbar Javanfekr, afirmou que os países que desejam retomar as negociações sobre as atividades nucleares do Irã ainda deveriam cumprir as condições de Ahmadinejad.

"Não falaremos com o lado ocidental sobre o tema de energia nuclear nesta rodada de negociações", declarou Javanfekr.

Em uma entrevista pela televisão, na noite do último sábado, Ahmadinejad reiterou a postura iraniana, indicando que, antes de as conversas se iniciarem, as outras partes devem esclarecer se vão à mesa de diálogo como amigos do Irã. "Desde o começo dissemos que (as potências) não têm outra alternativa senão negociar com o Irã. Mas isto deveria basear-se na Justiça", disse Ahmadinejad a um canal estatal. "Perguntamo-nos sobre as bases em que vão negociar? Será com base na justiça e no respeito? Mas eles não se atrevem a anunciar ainda", afirmou.

Ahmadinejad também pediu às potências que declarem sua posição sobre o suposto arsenal nuclear de Israel.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou em junho uma sexta rodada de sanções contra o Irã, a fim de obrigar a República Islâmica a retomar às conversações. As potências desejam que o Irã suspenda o trabalho de enriquecimento de urânio – que pode ter uso tanto civil como militar – em troca de benefícios diplomáticos. O Irã sustenta que os objetivos de seu programa nuclear são pacíficos.

Com agências