Guarulhos terá lavanderias comunitárias em áreas carentes
Os bairros da periferia de Guarulhos poderão ter num prazo ainda não definido lavanderias comunitárias. A iniciativa de autoria da vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) prevê que a prefeitura da cidade implemente esses equipamentos em comunidades carentes, onde seu uso será coletivo. A expectativa é de que novos conjuntos habitacionais promovidos pelo município já venham com as lavanderias.
Publicado 12/01/2011 10:10 | Editado 04/03/2020 17:18

O projeto se destina a pessoas que pertençam a famílias vulneráveis que residam em áreas de risco. A autora da lei espera agora que assim que o Executivo tiver as condições para colocar o projeto em prática o prefeito Sebastião Almeida regulamente a lei.
Na justificativa à sua propositura, Luiza argumenta que o motivo pelo qual apresentou o projeto tem a ver com o fato de que a penosa tarefa de lavar roupas é hoje basicamente destinada às mulheres, em especial as de baixa renda, e que em comunidades carentes esta tarefa se torna mais penosa. “Além disso, é uma oportunidade para que o poder público se faça presente em locais onde mais as pessoas precisam dele”, diz a vereadora comunista.
Esse tipo de programa já existe em algumas cidades, e contribui de sobremaneira com a diminuição de um trabalho desgastante, sendo que o poder público se responsabiliza pelos equipamentos e instalações à consecução da proposta. “Famílias muito carentes não têm os recursos para adquirirem produtos com tecnologia mais avançada, no caso de lavar roupas ainda o fazem de maneira manual”, argumenta Luiza.
“As mulheres constituem hoje 52% da população brasileira. Em que pese todas as iniciativas no sentido de combater as desigualdades entre homens e mulheres para a construção de um mundo mais humano, ainda é reservado às mulheres em sua grande maioria as tarefas domésticas e a grande responsabilidade de cuidar dos filhos e filhas”, destaca Luiza.
Por Gutemberg M. Tavares