Sem categoria

PC do Vietnã intensifica luta contra corrupção

O 11º Congresso do Partido Comunista do Vietnã continua nesta quinta-feira com a análise das estratégias sócio-econômicas para a próxima década, que incluem medidas contra a corrupção.

O secretário-geral do PCV, Nong Duc Manh, apresentou perante os 1.377 delegados um informe que destacou as múltiplas conquistas dos últimos anos, e assinala as deficiências que ainda dificultam o progresso.

O documento constitui um chamamento a elevar a combatividade do partido para impulsionar cabalmente o processo de renovação que leve o Vietnã a se transformar num país industrializado em 2020.

Manh destacou o cumprimento da estratégia de desenvolvimento sócio-econômico no período de 2001 e2010 e definiu oito orientações básicas para que o país avance em sua atual transição para o socialismo.

Entre elas destacam-se o impulso da industrialização e a modernização vinculada ao desenvolvimento intelectual e de recursos humanos, assim como a proteção do meio ambiente.

O secretário-geral do PCV conclamou ao aperfeiçoamento do sistema de economia de mercadomercado orientada para o socialismo, que posibilitou um rápido crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas também contém riscos, como o da inflação."Graças à renovação, o Vietnã já saiu do subdesenvolvimento, a vida do povo melhorou e o sistema político e a unidade nacional se fortaleceram, assim como cresceu nosso prestígio internacional”, destacou.

"Em qualquer contexto devemos manter firmemente os objetivos da renovação e do socialismo, aplicando com criatividade o marxismo-leninismo e a ideología de Ho Chi Minh", enfatizou o secretário-geral do PCV.Ele se disse confiante em que, deacordo com a evolução da história, a humanidade avançará para o socialismo.Para isso, no caso do Vietnã, Manh advietiu que o país deve melhorar seus indicadores em cultura, educação e formação, saúde e eficiência, assim como evitar a complacência, a burocracia e a degeneração moral que propicia a corrupção.
 
A respeito disso, Manh conclamou a que o partido e o povo se mantenham em guarda ante «as forças hostis que conspiram no exterior, usando a democracia e os direitos humanos como pretexto para uma mudança de regime no Vietnã”.Por sua vez, o membro do Birô Político Truong Tan Sang pediu uma política de tolerância zero contra qualquer manifestação de negligência ou corrupção, que prejudicam o desenvolvimento projetado.

O PCV realiza seu congresso nacional a cada cinco anos, para traçar as estratégias de desenvolvimento sócio-econômico e eleger a máxima direção política e administrativa da nação.

Prensa Latina