Sem categoria

Atentados em Bagdá durante visita do vice-presidente dos EUA

Ao menos duas pessoas morreram devido a atentados a bomba em Bagdá, onde várias explosões marcaram na quinta-feira (13) a visita de surpresa do vice-presidente estadunidense, Joseph Biden, para tratar de assuntos militares.

O vice-presidente dos Estados Unidos se entrevistou com autoridades do Iraque pouco depois de chegar a este país procedente do Afganistão para manter conversações sobre o futuro das tropas de ocupação de seu país programadas para se retirar em finais de 2011.

Segundo o Ministério do Interior, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas no primeiro ataque com bombas registrado perto de uma mesquita xiita no bairro de Al-Karrada, em Bagdá.

Outra bomba tirou a vida de um civil e feriu outros quatro perto de uma mesquita sunita no centro da capital, enquanto quatro outros iraquianos sofreram ferimentos por um terceiro ataque próximo a uma mesquita também sunita em Adhamiya, no norte desta cidade.

A violência explodiu depois que Biden se reuniu com o primeiro- ministro iraquiano, Nouri Al-Maliki, e o presidente Jalal Talabani para discutir o processo político, pela primeira vez desde a formação do novo governo.

As conversações mantidas por Biden com o governo e forças políticas iraquianas giraram em torno das condições que o Iraque criará para assumir o controle de sua segurança quando se complete a retirada dos cerca de 50 mil efetivos que Washington mantém no país.

Um acordo de dezembro de 2008 estipulou a retirada de todas as tropas estadunidenses de ocupação para dezembro de 2011.Funcionários iraquianos crêem na possibilidade de que os Estados Unidos discutam a possibilidade de manter algumas forças além do prazo.

Líderes como o clérigo radical Muqtada Al-Sadr, da misma confissão muçulmana xiita que Al-Maliki, pressionam o chefe de governo para que não estenda a presençia

Prensa Latina