Eron retorna à Sepror em cerimônia que reuniu 500 pessoas

O deputado licenciado Eron Bezerra (PCdoB), cujo mandato encerra no fim deste mês, foi empossado nesta sexta-feira, dia 14, como novo Secretário de Estado da Produção Rural (Sepror) em uma prestigiada solenidade no auditório Belarmino Lins, na sede da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM). Cerca de 500 pessoas estiveram no evento.

Posse aconteceu no Auditório da ALE/AM - Jimmy Christian

Deputados estaduais, secretários de estado, trabalhadores rurais, servidores do sistema Sepror, o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto, a superintendente da Suframa, Flávia Grosso, a deputada federal e senadora eleita, Vanessa Grazziotin, o vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Marcel Alexandre, o presidente da ALEAM, deputado Belarmino Lins, o vice-governador José Melo,  e o governador Omar Aziz, estiveram presentes na solenidade.

Em seu discurso de posse o secretário Eron Bezerra agradeceu aos parceiros do sistema que o ajudaram durante os três anos em que esteve como secretário de produção rural anteriormente e, pediu novamente o apoio deles para o ajudarem a melhorar, ainda mais, a vida de homens e mulheres do campo. Eron também lembrou do pedido feito pelo governador Omar Aziz, durante o convite para voltar à Sepror, de que deveria trabalhar para gerar emprego e renda aos produtores rurais. O compromisso foi assumido pelo novo secretário.

Os trabalhadores do campo hoje, segundo Eron Bezerra, somam um total de 270 mil pessoas, que por sua vez são responsáveis por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amazonas. Isso significa que a produção rural gera em torno de R$ 4 bilhões ou 1% da riqueza produzida no Estado. O desafio do novo secretário é elevar esses números a fim de fortalecer o setor primário. “À medida que o setor primário se fortalece, a riqueza aumenta, a miséria diminui e consequentemente as condições de vida dos trabalhadores do campo vão melhorar ainda mais. E é esse meu objetivo e é por essa razão que eu voltei”, ressaltou Eron.

O governador Omar Aziz destacou a importância do setor para o aquecimento econômico do Amazonas e enfatizou a necessidade de melhorias para o escoamento da produção, quer seja por intermédio da BR 319 – que deveria ligar o Amazonas ao Estado de Rondônia, ou por meio dos Portos do Estado, considerados por Aziz como insuficientes. Essas obras são de responsabilidade do Ministério dos Transportes comandado por Alfredo Nascimento, derrotado nas urnas por Omar Aziz nas eleições passadas. “Sem estradas não é possível fazer escoamento dessa produção. As nossas distâncias não nos permitem ter competitividade se não tivermos uma logística de transporte. Hoje a Zona Franca de Manaus não renda mais porque não se fez a logística necessária. A nossa BR 319 não está pronta para escoar a produção. O Estado do Amazonas precisa de um porto decente, digno, imediatamente”, desabafou Omar.

Omar Aziz também informou que o governo irá incentivar a parceria com a iniciativa privada para que a produção rural seja adquirida por empresas particulares, a exemplo do que já acontece hoje com a compra por parte do governo do Estado de móveis escolares e alimentos locais para a merenda escolar. “Vamos partir para o mercado privado. O que o nosso mercado precisa? Qual é a demanda que nós poderemos produzir? financiar para que o agricultor tenha a garantia de que vai vender seu produto por um preço que vai lhe oferecer uma melhor qualidade de vida. Esse é o nosso grande desafio neste momento”.

Produtores dão boas vindas a Eron
O auditório Belarmino Lins foi completamente tomado por trabalhadores rurais que compareceram à solenidade empunhando faixas de boas vindas e agradecimentos à Eron Bezerra, que já dirigiu a pasta de 2007 até o início de 2010.

Dona Orlizandra Prata Ferreira, 29 anos, moradora do Ramal B2 – Tarumã Açú, fez questão de comparecer à solenidade para agradecer ao que foi feito em sua comunidade. “Ele sempre ajudou nós. Antes ninguém produzia nada e o seu Eron levou uma equipe da Sepror até nossa comunidade, a gente fez curso e agora produz macaxeira e vários tipos de plantio. Eu quero que Deus abençoe ele pra ele fazer mais por nós”, disse a produtora.

O produtor de hortaliças da comunidade São Francisco, na Ilha da Manchetaria, Antônio Gomes de Souza e Silva, 65 anos, também estava presente para cumprimentar o secretário. “O Eron abriu uma porta prá nós melhorar de vida, vender nossos produtos melhor porque antes nós entregava nosso suor para o atravessador, hoje a gente mesmo é que vende”, lembrou seu Antônio.

O retorno de Eron à Sepror acontece após 20 anos de parlamento estadual, resultado de cinco mandatos consecutivos. Nas eleições de outubro, Eron tentou uma vaga na Câmara Federal, em Brasília, ficando como segundo suplente da Coligação Avança Amazonas, ao obter 85.545 votos que vieram de todos os 62 municípios amazonenses.

O convite veio no novo governo no sentido de dar continuidade à política de reestruturação do setor primário desenvolvida por ele em 2007, quando a convite do então governador Eduardo Braga aceitou o desafio e revolucionou o campo. Como secretário da Sepror o comunista recuperou vicinais para melhorar o escoamento da produção; adquiriu ônibus, caminhões, barcos e barcaças para transportar a produção gratuitamente; construiu casas populares para produtores; 70 agroindústrias; matadouros bovinos; estações de alevinagens; parques de exposição e a criação do Ferião da Sepror para que os produtores vendessem direto ao consumidor sem a figura do atravessador, entre outras ações. O desafio agora é trabalhar na geração de emprego e renda aos produtores rurais.

De Manaus,
Odinéia Araújo