Sem categoria

China vai manter “compromisso de paz” na península da Coreia

O governo da China segue comprometido com seu papel "construtivo" na península coreana e em trabalhar com todas as partes envolvidas e com a comunidade internacional para assegurar a paz, estabilidade e prosperidade na região. Foi o que afirmou neste domingo (16) o vice-ministro de Assuntos Exteriores chinês, Hu Zhengyue.

Em declarações à agência oficial de notícias Xinhua, Hu destacou que Pequim pede o reatamento imediato das negociações de seis partes sobre o conflito norte-coreano – que incluem as duas Coreias, Estados Unidos, China, Rússia e Japão –, "buscando as oportunidades para restabelecer o mais rápido possível o diálogo, único caminho para resolver os problemas". A Xinhua citou a declaração da Coreia do Norte do último dia 5, na qual o país propunha o diálogo com a vizinha do Sul para "eliminar a desconfiança e os mal-entendidos" e buscar a paz.

A paz e a estabilidade, o desarmamento nuclear da península e a normalização das relações entre os países envolvidos interessam a todas as partes, ressaltou o funcionário. Segundo ele, Pequim acompanha de perto os eventos políticos na península coreana e comemora um relativo avanço da situação, mas continua defendendo o diálogo multilateral como o melhor mecanismo para a solução definitiva.

Da Redação, com agências