PCdoB: Secretaria de Comunicação define atividades em Fortaleza

No último sábado (15/01), a Secretaria de Comunicação do PCdoB/Fortaleza promoveu uma reunião com os distritais e militantes do Partido. O objetivo do encontro foi definir ações na área da comunicação a serem desenvolvidas no município e elaborar uma agenda de atividades para o primeiro semestre.

Luís Carlos Paes, presidente do PCdoB de Fortaleza, fez uma intervenção especial com relação ao quadro político e discorreu sobre os desafios do Partido em 2011. Para Luís Carlos é necessário reforçar a comunicação partidária, difundindo entre as pessoas qual a sociedade que o PCdoB defende. “Nos organizamos de forma diferente, porque queremos o Socialismo no Brasil. Participamos dos governos atualmente e buscamos entender as limitações dos aliados. Consideramos que as ações progressistas são importantes, mas nós queremos mesmo é acabar com o Capitalismo,” reforçou.

Luís Carlos relembrou que a crise capitalista ainda é presente nos países da Europa, nos Estados Unidos e afeta outros países menos desenvolvidos. “Essa crise começou em meados de 2007 e continua com índices de desemprego alarmantes, aumento das desigualdades. Isso só mostra que o Capitalismo não tem futuro histórico, apesar de influenciar socialmente”.

O presidente municipal destacou também o esforço da Secretaria de Comunicação em organizar o debate e alertou sobre a batalha contra a hegemonia da mídia no Brasil e a necessidade de um maior diálogo sobre o tema. “Esta é uma grande batalha e o PCdoB não pode ficar de fora. Precisamos fazer essa discussão movimentando nossos instrumentos, para que as pessoas entendam que meia dúzia de famílias não podem ser donas dos veículos midiáticos”, defendeu.

Do “olho no olho” à internet

Para Fernando Barbosa, Secretário de Comunicação do Distrital da Barra, a iniciativa de promover discussões sobre o tema é importante para que os filiados possam compreender melhor a política do Partido. “Precisamos continuar com o debate ‘olho no olho’, porque essa é uma característica do PCdoB”.

O jornalista Átila Bezerra, que participou pela primeira vez da reunião, propôs um maior estímulo do uso da internet e qualificou o meio como a principal arma contra-hegemônica de combate aos grandes veículos. “É importante aproveitar a internet e usar os meios de comunicação de forma integrada, envolvendo os sindicatos, associações e outros espaços que dialogam a política do Partido”, avalia.

Na opinião de João Hércules, responsável pela comunicação do Distrital Itaperi, o PCdoB precisa desempenhar melhor as estratégias de filiação, promovendo ações que fortaleçam a identidade do Partido nos bairros. “Vamos realizar o planejamento do Distrital para agregar os filiados, fazer discussões sobre os problemas da cidade para garantir a participação de outras pessoas”, informou.

Agitar o PCdoB em 2011

Após as contribuições dos camaradas, a Secretaria de Comunicação do PCdoB de Fortaleza apresentou algumas atividades que os distritais devem garantir até o dia 25 de março deste ano, data em que será comemorado o aniversário de 89 anos do Partido. Entre a programação mínima consta o Sábado Vermelho que deverá acontecer no dia 29 de janeiro. No evento será realizada a distribuição do jornal A Classe Operária na Praça do Ferreira. Para essa atividade será convocada toda a militância do Partido.

Também foi definida a organização junto à Secretaria de Formação, da Quarta Vermelha sobre o tema “Democratização da Comunicação”, ainda sem data prevista. Os distritais também terão de marcar até o final desta semana as distribuições da última edição do jornal A Classe Operária nas fábricas e na UECE, para que sejam realizadas até a primeira quinzena de fevereiro.

Em março, a proposta da Secretaria de Comunicação é montar o calendário com os distritais, de apresentação e debates do Programa Socialista do Partido. Também foi encaminhada a criação de um grupo virtual com a finalidade de socializar as atividades e também as reuniões que acontecerão pelo menos uma vez por mês.

De Fortaleza,
Ivina Carla (Secretária de Comunicação PCdoB/ Fortaleza)