PCdoB apóia Luiz Caetano para presidência da UPB

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), deve ser eleito, no próximo dia 27, presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB. Candidato derrotado ano passado, Caetano desponta como o nome da base do governo, articulando, em torno de si, o apoio de diversas prefeituras baianas. O único adversário que havia anunciado concorrer ao pleito, o prefeito de Maracás, Nelson Portela (PT), ao que tudo indica, deverá renunciar.

O próprio Caetano havia declarado que não sairia candidato. Entretanto, um grupo de prefeitos, representando também associações regionais de gestores, deliberou por seu nome por acreditar no potencial de agregar aliados. E, de fato, até mesmo adversários do Governo, como o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM), declararam voto no candidato.

“Como o objetivo principal é fortalecer o municipalismo, se os prefeitos que fazem oposição ao Governo do Estado quiserem integrar esse projeto de ampliar a atuação da UPB, serão bem vindos”, afirmou a prefeita de São Sebastião do Passe, Tânia Portugal (PCdoB). Para a comunista, o principal é unificar as prefeituras em favor de uma chapa única e que congregue representações dos demais partidos políticos. “A gente não quer ter brigas nem oposição dentro de um organismo que atua com os prefeitos”, explica.

Fornecer suporte técnico na área de elaboração de projetos e na área jurídica é a grande meta para a próxima gestão da UPB. “Para captar recursos junto ao Governo Federal, as prefeituras precisam desse suporte; então, a UPB pode ser esse veículo de preparação e qualificação”, acredita Tânia. Ela destaca, ainda, o papel da entidade enquanto instrumento de defesa dos direitos de prefeitos e prefeitas diante de denúncias de improbidade administrativa ou corrupção. “A gente precisa abrir essa discussão para que, a forma como conduzem esses resultados de investigação e de punição, seja mais respeitosa. E a UPB pode ser esse veículo que vá discutir junto ao Judiciário, a Polícia Federal e quem de direito, e buscar mecanismos que não exponham os gestores – como tem sido feito pela mídia de uma forma muito desrespeitosa – até que se prove se é inocente ou não”, pontuou.

A eleição será na própria sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A posse será em 1º de fevereiro. Estão aptas a votar somente as prefeituras filiadas à entidade, o que implica no pagamento de uma mensalidade, a qual varia de acordo com a população e a arrecadação de cada município.

De Salvador,
Camila Jasmin