Sem categoria

RJ: Ministros da Justiça e Defesa sobrevoarão região serrana

Quase uma semana depois das fortes chuvas que devastaram a região serrana do Rio de Janeiro, o número de mortes confirmadas pela tragédia chega a 672. A previsão é que esse número suba ainda mais nos próximos dias. Apenas em Teresópolis, uma das cidades mais atingidas, ainda existem cerca de 200 pessoas desaparecidas.

Nesta terça-feira (18), por determinação da presidente Dilma Rousseff, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Nelson Jobim (Defesa) sobrevoarão as áreas afetadas por soterramentos e deslizamentos de terra No total, aproximadamente 20 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas.

Helicópteros, hospitais de campanha e tropas das Forças Armadas ajudam nos trabalhos de resgate e apoio a vítimas ao lado das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A Força Nacional de Segurança Pública também enviou bombeiros, peritos e policiais militares para a área.

Nova Friburgo é a cidade com maior número de mortos, 318, seguida por Teresópolis, com 274, Petrópolis, com 58, Sumidouro com 20, e São José do Vale do Rio Preto com 2, segundo dados das autoridades locais.

Na segunda-feira (17), o governo federal anunciou que criará um sistema de alerta de desastres.

De acordo com dados do governo, existem 500 áreas suscetíveis a deslizamentos no país e outras 300 com risco de enchentes. Segundo o governo, cinco milhões de pessoas vivem nessas regiões.

Fonte: Terra