Sem categoria

WikiLeaks mostrou que a informação deve ser livre 

Para debatedores, WikiLeaks mostrou ao mundo que a informação deve ser livre 

Os professores especialistas em internet Sergio Amadeu, defensor do Software Livre da Universidade do ABC, e Marcelo Träsel, da PUC-RS, discutiram a liberdade de informação na web em uma mesa da Campus Party nesta quinta-feira. O debate caminhou para o consenso: o WikiLeaks mostrou ao mundo que a informação deve ser livre.
Os palestrantes lembraram que não há nada de novo sobre o WikiLeaks. Nem a ferramenta nem o meio usado para vazar dados eram novos. De acordo com os especialistas, o dispositivo que "bagunça" IPs e apaga rastros usado pelo WikiLeaks é amplamente usado pela marinha americana e pela anistia internacional. Para Träsel, a grande diferença da ação do WikiLeaks para outros vazamentos de informação foi conseguir combinar a divulgação dos dados com o alto interesse da mídia, responsável pelo seu estouro.
Segundo Amadeu, a lição mais importante deixada por Assange e seus companheiros de colaboração foi deixar claro, para todo o planeta, que a verdade das ações, sejam elas quais foram, está acima da verdade dos países. Agora, o usuário, que também é cidadão, tem um papel fundamental, com a internet, no processo informativo.
Campus Party Brasil 2011
Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes – ou campuseiros – sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 terá inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.

Com informações do Terra