Sem categoria

Manifestação pede formação de governo na Bélgica

Pelo menos 15 mil belgas se manifestaram neste domingo (230 em Bruxelas no que ficou conhecido como “marcha da vergonha”, para denunciar a crise política que vive o país, que se encontra sem governo há sete meses e meio, um recorde europeu, constatou a AFP.

É a primeira vez desde as últimas eleições legislativas de junho de 2010, que levaram ao bloqueio político atual, que os cidadãos expressam de maneira tão contundente seu descontentamento, num país em que as divisões aumentam entre flamengos e francófonos.

“Que queremos? Queremos um governo”, gritavam os manifestantes, em sua maioria jovens vestidos de branco.

Era a maneira através da qual os organizadores, que batizaram a manifestação como da “vergonha”, de recordar o famoso “Desfile branco” belga, que reuniu cerca de 300 mil pessoas em 1996 para protestar contra os crimes do assassino pedófilo Marc Dutroux.

Provenientes de norte da capital, os manifestantes se dirigiram ao grande parque real do Cinquentenário, perto do centro, para escutar um discurso que conclama os partidos políticos a cessar o bloqueio do país.

A manifestação foi convocada por iniciativa de cinco estudantes, entre eles quatro flamengos, através da internet.

Os flamengos, que constituem 60% dos quase 11 milhões de belgas reclamam a autonomia para sua região, especialmente nos campos fiscal e social.

Os francófonos buscam limitar esta descentralização por temor a perder as transferências financeiras que percebem da parte flamenga e porque veem nisso o início da divisão do país.

Fonte: Cubadebate