Assis Melo é destaque no Jornal do Comércio

O deputado federal eleito Assis Melo (PCdoB) foi destacado na coluna Repórter Brasília, publicada diariamente no Jornal do Comércio por Edgar Lisboa. Abaixo o texto na íntegra: 

assis melo - Roberto Carlos Dias

Nascido em 1962 em Monte Alegre dos Campos, denominado 8º Distrito de Vacaria, o deputado federal Assis Melo (foto), do PCdoB, nono parlamentar apresentado pela Coluna Repórter Brasília, se formou no Ensino Médio aos 43 anos. Sua profissão é profissional soldador-montador.

Colorado, já foi vereador, o mais votado da história de Caxias do Sul pelo seu partido, com 8.399 votos. Estreia na Câmara dos Deputados neste ano, tendo atingido 47.141 votos na disputa a deputado federal.
Começou a carreira política no chão da fábrica. Comunista metalúrgico, funcionário da Marcopolo, se tornou sindicalista e em pouco tempo assumiu a presidência de uma das mais importantes entidades de sua categoria no País, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região.

É o atual presidente – já no terceiro mandato – da entidade, que representa 50 mil trabalhadores. Assis Melo é casado com Auzilia e tem dois filhos: Uelton e Kauana. Nasceu em uma família grande de 10 irmãos, sendo metade homens e metade mulheres. É o caçula e o único que enveredou para a política partidária, primeiro como vereador e agora na Câmara Federal.

Seus principais projetos no Congresso Nacional estão focados na correção da tabela do Imposto de Renda, redução do percentual máximo de 6% para desconto do vale-transporte no transporte coletivo, desoneração de impostos para empresas referentes à alimentação para que não haja mais descontos na folha do trabalhador, entre outros de sua autoria.

Como bandeiras a serem defendidas, Assis quer o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas, sem perda dos direitos trabalhistas ou qualquer forma de flexibilização dos direitos. Quer também o salário mínimo em R$ 580,00.

O parlamentar defende, ainda, a reforma política com financiamento público de campanha, uma reforma tributária progressiva e uma reforma trabalhista que venha para avançar nos direitos, sem qualquer possibilidade de flexibilização dos direitos adquiridos pelos trabalhadores.

Em Caxias do Sul, trabalhou na Madezatti e depois na Fras-le. Em 1985, época de grandes movimentos grevistas, mesmo jovem, Assis participou ativamente das paralisações e foi membro da comissão de negociação, tendo despertada a consciência para a necessidade da união de classe como garantia para os direitos dos trabalhadores.

Depois na Robertshow, hoje Invensys, Assis liderou o movimento pela mudança do horário de trabalho.
Em 1986, admitido na Marcopolo, liderou duas greves grandes, a de 1989 e também a de 1990. Criou o boletim informativo dos funcionários, intitulado "Tocha".

Assis já jogou basquete na equipe da Marcopolo e hoje é treinador do time do Havaí, que já foi campeão do certame municipal na categoria time principal.

A atuação partidária do parlamentar começou em 1985 quando se filiou ao PCdoB no Estado. Hoje faz parte da direção nacional do partido.

Fonte: Jornal do Comércio