Sem categoria

FMI quer mudança no sistema de financiamento habitacional dos EUA

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que os Estados Unidos devem reformar o sistema de financiamento habitacional do país – responsável por sua crise financeira. Mas talvez porque o uso do cachimbo faz a boca torta, sugeriu a (re)privatização da Fannie Mae e Freddie Mac.

“As autoridades não devem atrasar os esforços para criar um plano de ação para o futuro", afirmou o Relatório de Estabilidade Financeira Global mais recente, divulgado nesta terça-feira (25) na África do Sul. A Fannie Mae e a Freddie Mac "poderiam ser privatizadas ou convertidas em serviços públicos com uma explícita garantia."

Alguns críticos acusam as empresas gigantes de hipoteca – que possuem ou avalizam cerca de metade de todas as hipotecas dos EUA – de alimentar a crise da habitação. Mas foi precisamente sua privatização no passado que facilitou os excessos e criou as condições para a crise. A sugestão do FMI, a pretexto de mudança, é um retorno ao status quo anterior e serve aos interesses dos grandes capitalistas.

Com informações do Valor