Sem categoria

Relações China-Asean vivem momento historico, diz ministro

As relações entre a China e a Asean estão vivendo momento historico, podendo levar adiante a herança de um passado recente de cooperação. Esta é a opinião do ministro das Relações Exteriores da China, Yang Jiechi emitida nesta terça-feira (25).

Yang participa do encontro de ministros chineses com os de países do bloco, em Kunming, capital da provincial chinesa de Yunan, no sudoeste do país..

Com a adoção do plano diretor de integração rodoviária em 2010, este setor se tornou um tema de grande significação na cooperação entre a China e a Asean, disse o ministro.

"É de especial significação organizar um grupo de inspeção para os ministros do Exterior e realizar o primeiro encontro de ministros das Relações Exteriores China-Asean, afirmou o ministro chinês.

O ministro tailandês das Relações Exteriores e também coordenador do encontro, Kasit Piromya, agradeceu a hospitalidade do governo chinês e se mostrou impressionado com a qualidade da rodovia Kunming-Bangkok.

Os dois países lançaram uma série de atividades para comemorar o 20º aniversário do diálogo.

Os diplomatas dos países da Asean estão reunidos em Kunming, na China, para in tercambiar opiniões sobre o 20º aniversário do diálogo China-Asean, a zona de livre comércio e cooperação do Leste asiático.

Fonte: China Daily