Sem categoria

Anúncios em jornais dos EUA exigem liberdade dos Cinco Cubanos

A Alianza Martiana, composta por diversas organizações sociais, publicou segunda-feira (24) um anúncio diferente em dois jornais dos Estados Unidos (EUA). O manifesto publicado exigiu do governo norte-americano a liberdade de René González, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e Fernando González, os chamados Cinco Cubanos que estão presos no país há mais de 12 anos. O mesmo apelo já havia sido feito em jornal de Miami no último dia 11.

Para a Alianza, os anúncios "são outra prova a mais de nosso inevitável compromisso com a justiça e nossa exigência que se conceda a liberdade imediata aos Cinco através de um perdão presidencial", acrescentando que a campanha mundial em defesa dos Cinco Cubanos “se amplia e se aprofunda”.

"O exemplo nosso aqui em Miami incentivará ao resto deste movimento mundial que exige a imediata liberdade dos Cinco", acredita a Alianza.

Ao longo destes 12 anos diversos atos como campanhas internacionais, protestos e documentos já foram feitos numa tentativa de sensibilizar as autoridades estadunidenses para reavaliar o caso dos considerados “heróis cubanos”, mas até agora não se obteve sucesso. Alguns especialistas afirmam que o caso deixou de ser jurídico e passou a ser meramente político.

Os Cinco Cubanos foram presos em 12 de setembro de 1998 em Miami, na Flórida (EUA), acusados de cometerem atos terroristas, por violar leis federais e espionar o país. De 26 acusações às quais foram submetidos, 24 estão relacionadas com falsificação de identidade e descumprimento de registro por serem estrangeiros. Em nenhum momento há registro de uso de armas ou ações violentas. Eles receberam sentenças severas, que chegam até duas condenações em prisão perpétua.

Direitos como receber visita de familiares ou pagamento de fiança, lhes foram negados. Por mais de um ano eles foram mantidos em celas solitárias. Os documentos que poderia ser utilizados pela Defesa dos réus são considerados secretos e estão retidos para que não haja chance de nenhum recurso de apelação em favor dos cubanos.

O conflito entre Cuba e Estados Unidos vai além do caso dos Cinco Cubanos. Somado a isso, existe ainda o bloqueio econômico que a nação estadunidense mantém há anos contra a ilha cubana. Posição que muitos países não concordam, já tendo condenado os Estados Unidos por esta política por mais de 15 vezes nas Assembleias Gerais das Nações Unidas (AGNU).

Fonte: Adital