Fortaleza: Praças recebem Caravana da Leitura e do Autor Cearense
A Companhia Prisma de Artes realiza a Caravana da Leitura e do Autor Cearense. Seis praças, quatro autores, dois grupos e dois contadores de histórias locais vão movimentar Fortaleza, de janeiro a junho, sempre na última sexta-feira do mês.
Publicado 26/01/2011 10:24 | Editado 04/03/2020 16:32

O Ceará vai ter o primeiro semestre de 2011 com forte incentivo à leitura e à valorização de obras e escritores locais. A Companhia Prisma de Artes realiza, em Fortaleza, a Caravana da Leitura e do Autor Cearense, toda última sexta-feira de cada mês, de janeiro a junho. O lançamento, dia 28 de janeiro, vai movimentar a praça do Conjunto Residencial Aqui Fico, no bairro Dias Macedo.
O projeto venceu o prêmio VII Edital das Artes da Secretaria da Cultura (Secult) do Estado do Ceará, na categoria literatura.
Seis praças em seis bairros diferentes de Fortaleza vão receber estrutura com tendas, acervo de títulos de autores cearense, tapetes, travesseiros e equipamento de som para contação de histórias. Será uma grande movimentação direcionada às crianças estudantes de escolas públicas, mas aberto a comunidade. Todos os eventos são gratuitos.
Além do espaço público no Dias Macedo, o projeto será realizado nas praças do Barroso II; Tancredo Neves; Conjunto Tamandaré; Henrique Jorge e de Messejana, onde ocorrerá o encerramento. O evento vai contar também com estrutura coberta, caso esteja chovendo.
De acordo com o coordenador da Caravana da Leitura e diretor da Cia. Prisma de Artes, Raimundo Moreira, a escolha dos espaços foi criteriosa. “A ideia é descentralizar o acesso à leitura por meio do projeto, fazer em regionais diferentes de Fortaleza. Outro critério foi levar a caravana para lugares carentes de equipamentos culturais e atividades de leitura”, explicou Raimundo.
O projeto vai oferecer oficinas, rodas de canções e leituras, além de contação de histórias e conversas com autores, todos cearenses. Os escritores que terão contato com os leitores serão Almir Mota, Luisete Carvalho, Kelsen Bravos, Antônio Filho e Rouxinol do Rinaré. Também farão parte da programação o grupo Era uma vez…, o Núcleo de Euritmia de Fortaleza, Júlia Barros e Helena Contente. Os participantes são artistas que se destacaram e ganharam prêmios nos últimos anos, comentou Raimundo.
Abertura do Projeto
O bairro Dias Macedo, com cerca de 13 mil moradores, será o primeiro a receber a Caravana da Leitura e do Autor Cearense. Nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2011, o evento vai acontecer durante toda a manhã na Praça do Conj. Residencial Aqui Fico. O endereço é Rua Capitão Ferreira Lima s/n, ao lado da 10ª Região Militar.
Programação
7h30min – Abertura – Fala do Idealizador do Projeto – Raimundo Moreira
7h40min – Oficina de Criação Literária. Facilitatadora – Luisete Carvalho
8h40min – Conversa com Autor, com Almir Mota estrevistado por Raimundo Moreira
9h40min – Contação de Histórias com o Grupo Era uma vez…
10h40min – Encerramento com entrega da premiação pela escolha do nome dos Mascotes da Caravana da Leitura
Programação Especial: Duas semanas antes do Lançamento do Projeto foi feito concurso com os alunos da escola parceira CIES João Hipólito, para a escolha do nome dos três Mascotes da Caravana.
Locais e datas da Caravana
28 de janeiro – Praça do Conj. Residencial Aqui Fico, no Dias Macedo
25 de fevereiro – Praça do Barroso II
25 de março – Polo de Lazer Tancredo Neves
29 de Abril – Praça do Conjunto Tamandaré
27 de maio – Praça do Henrique Jorge
Junho – Praça de Messejana
Autores Convidados
– Almir Mota
– Luisete Carvalho
– Kelsen Bravos
– Antônio Filho
– Rouxinol do Rinaré
Contadores de histórias
– Grupo Era uma vez…
– Núcleo de Euritmia de Fortaleza
– Júlia Barros
– Helena Contente
Espetáculos montados pela Companhia Prisma de Artes
– Café, pão e confusão – 1996
– Festa na floresta encantada – 1997
– Histórias do reino onde nada acontece – 1998
– O conquistador de planetas – 1999
– Clawnsdeirinha – 2000
– Brincar é arte sonhar faz parte – 2002
– A pena e a Lei – 2008
Fonte: Blog Caravanas da Leitura