Piauí terá delegacia exclusiva para crimes ambientais

Apurar infrações penais lesivas ao meio ambiente, adotando as medidas necessárias para prevenção e repressão. Esse é o maior desafio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, uma das metas da Secretaria da Segurança para os próximos 180 dias. 

Atos lesivos à fauna, pesca, flora, poluição, ordenamento urbano e patrimônio cultural farão parte da jurisdição da nova delegacia, com penas que podem chegar até ao fechamento e interdição da empresa. Pessoas jurídicas, incluindo o gestor, também poderão ser penalizadas.
 
De acordo com o secretário da Segurança, Robert Rios, a criação da delegacia simboliza a correção de uma falha há muito existente. “O Piauí é um dos poucos estados que ainda não conta com uma delegacia voltada para os crimes ambientais. Essa é uma falha a ser corrigida, uma estatística que pretendemos superar nos próximos 180 dias”. O secretário afirmou ainda que o início do treinamento especial tanto para delegado quanto para os agentes que atuarão na nova delegacia deve ter início nas próximas semanas.
 
Na área de segurança, já está em fase de desenvolvimento também a instalação da Delegacia Eletrônica, com o objetivo de permitir que a população, via internet, registre boletim de ocorrência de causas simples, como perda e extravio de documentos. As novas delegacias terão circunscrições em todo o Piauí.