Líderes do Senado prometem priorizar reforma política
Se depender de declarações dos senadores, a reforma política deverá ser uma prioridade nesse início de legislatura. Algumas lideranças importantes que assumiram nesta terça-feira cadeiras no Senado apontaram a reforma como prioritária, entre elas o presidente reeleito do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Publicado 01/02/2011 21:01
Ao chegar ao Congresso pela manhã, Sarney disse que ela seria o principal objetivo do primeiro ano da nova legislatura. "A minha experiência é de que aqui na Casa, se não votarmos a reforma política, a partir do segundo ano é impossível votarmos, porque a partir daí, de certo modo, os grupos corporativistas se manifestam e não permitem que isso ande", disse.
Na mesma linha, o novo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que "se depender do PT a reforma política será prioridade".
A nova primeira vice-presidente, Marta Suplicy (PT-SP), também defendeu a realização da reforma e disse que "de todas as reformas é a mais importante". Ela afirmou, no entanto, que a discussão dependerá de negociações.
A necessidade de mudanças no sistema política também encontrou eco fora da base governista. Para o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), candidato que disputou com Sarney a presidência do Senado, essa reestruturação é urgente. "O Brasil precisa urgente de uma reforma política. Uma reforma que protagonize a sociedade brasileira", disse.
Fonte: Reuters