Sem categoria

Manifestantes pedem libertação de Battisti em frente ao STF

Manifestantes reuniram-se nesta terça-feira (1º) em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a libertação do ativista italiano Cesare Battisti. O grupo segurava faixas pedindo “liberdade já para Battisti”.

Na manhã desta terça, o STF realizou a sessão de abertura dos trabalhos do Judiciário, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entre outras autoridades.

Na última semana, Dilma enviou carta ao governo italiano dizendo que o STF vai se manifestar sobre a decisão de não extraditar Battisti, tomada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu último dia de mandato. A carta dizia que a decisão havia sido tomada com base em um detalhado parecer da Advocacia-Geral da União (AGU).

Battisti foi condenado à revelia pela Justiça italiana à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos no final da década de 1970. Ele nega as acusações.

O ex-militante italiano recebeu refúgio político em 2009, em decisão do então ministro da Justiça, Tarso Genro. No mesmo ano, o caso de Battisti foi julgado pelo STF, que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No último dia de seu mandato, em 2010, Lula decidiu manter o italiano no Brasil, acatando um parecer da AGU.

Fonte: Portal Terra