Novos deputados tomam posse na Assembleia Legislativa

Após sessão para o cumprimento constitucional da entrega dos diplomas concedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE realizada dia 1º, os 63 deputados estaduais prestaram o juramento à Constituição nesta quarta-feira (2), quando foram oficialmente empossados e elegeram os membros da Mesa Diretora para os próximos dois anos. A renovação da Casa é de 49%, inclusos aí dois estreantes do PCdoB: Kelly Magalhães e Fabrício, que irão atuar ao lado do reeleito para o 3º mandato, Álvaro Gomes.

“O partido, com essa bancada, tem uma ampliação no interior e o desafio é a gente continuar crescendo, em todo estado, e fazer funcionar a bancada de uma forma mais regular, bem afinada e harmônica durante o mandato”, pontuou Gomes. Eleito 3º secretário da Mesa Diretoria com 56 votos, o parlamentar defende uma maior transparência na condução dos trabalhos, a consolidação da votação permanente de projetos dos próprios deputados, a transmissão das atividades legislativas em canal aberto de TV e a aproximação com a sociedade. “Vou defender, com muita ênfase, o fortalecimento da Assembléia e trabalhar para aumentar a importância da Casa”, assegurou.

Entre os dois “novatos” na Casa Legislativa, a expectativa é positiva e a ansiedade é grande para dar início efetivo ao mandato. Agricultura e meio ambiente são o foco de Fabrício, ex-vereador de Vitória da Conquista por duas vezes. O mais bem votado deputado do PCdoB na Assembléia Legislativa destaca a importância de uma política de investimentos no campo que permita a autonomia do trabalhador rural, associada à sustentabilidade e preservação ambiental.

Para Kelly, ex-presidente da Câmara Municipal de Barreiras, o compromisso é buscar investimentos para a região Oeste do estado. A deputada ressaltou que seu mandato será de participação popular ativa, o que foi atestado pelos mais de 100 correligionários que vieram a Salvador prestigiar a sua posse. “O meu mandato de deputada traz a expectativa e o anseio do Oeste da Bahia em se firmar no cenário estadual. A busca de investimentos que consolidem a nossa capacidade produtiva e o nosso potencial, certamente será um dos nossos focos de atuação; sem perder de vista as lutas gerais do PCdoB, como a questão da mulher e dos trabalhadores, que é uma marca dos comunistas no Parlamento”, ratificou.

O partido também comemorou a eleição de Marcelo Nilo (PDT) que, apoiado pela ampla maioria e pelo próprio governador, foi reconduzido à presidência da Casa pela terceira vez, referendado por 61 dos 63 votos válidos, contra duas abstenções. Entre as suas prioridades para a nova gestão, figuram a instalação de um Conselho Permanente de Ética, para análise de desvios de conduta dos parlamentares, e a transformação da TV Assembléia em canal aberto – atendendo à antiga reivindicação de Álvaro Gomes.

Importância do Poder Legislativo

Em seu programa de rádio semanal, Conversa com o Governador, veiculado na terça, Jaques Wagner (PT) ressaltou a importância do Poder Legislativo para o livre exercício da democracia. “Mesmo com tantas críticas, nada melhor que a democracia. E democracia não existe sem Parlamento; e Parlamento só existe com deputados e senadores”, afirmou.

A expectativa do chefe do estado é que sejam aprovadas as reformas Tributária e Política, visando o fortalecimento dos partidos e da própria representação popular para o incremento e avanço das políticas econômicas e sociais. “A convocação que eu faço é que os parlamentares, para além das suas convicções político-partidárias, coloquem o interesse do país e do estado acima dessas disputas, para que a gente possa fazer as reformas necessárias para melhorar, ainda mais, o desempenho da economia brasileira”, ratificou.

De Salvador,
Camila Jasmin