Conam visita região serrana e vê os estragos da tragédia

A Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) esteve, no dia 26 de janeiro, na região serrana e se reuniu com a Federação Municipal dos moradores de Nova Friburgo e lideranças comunitárias e sindicais.

A mesa foi composta pela presidente da Conam, Bartíria Perpétua, Paulo César (PC), também diretor da entidade, os vereadores de Friburgo Cláudio Damião (PT) e o Professor Pierre (PDT), a presidente do Sindicato dos Vestuários, como também o presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores de Nova Friburgo, César Bezerra, e várias lideranças comunitárias.

Nos relatos das lideranças, ficou clara a aflição da população, como declarou a presidente da Associação Canto do Riacho, Dona Marlene. Em poucos minutos desabou mais de 50 casas do seu lado, e seu filho, ao sair para socorrer as pessoas, também foi levado pela força das águas e só reapareceu no outro dia, com vida.

César Bezerra afirma que sê em 2007 o poder público tivesse atendido à reivindicação dos moradores, os prejuízos seriam menores. Disse ainda que só com a presença da Conam é que a prefeitura os recebeu. Segundo César, até hoje o projeto de macro drenagem não saiu do papel.

A presidente da Conam, após ouvir os relatos, manifestou a sua solidariedade e pesar pelas vítimas. Também fez questão de ver de perto o tamanho da tragédia que deixou milhares de famílias destroçadas. Bartíria disse que o fenômeno foi assustador, mas que a omissão das autoridades competentes, que deixou de implementar o saneamento ambiental, um plano de habitação para abrigar a população, deu licença em áreas ambientais para construções e não cuidou dos rios, foram os fatores determinantes da tragédia, que causou mortes de tanta gente.

Ao final, Bartíria conclamou a unidade de todos os segmentos sociais na criação de um comitê de desenvolvimento urbano e saneamento ambiental da região serrana e uma comissão na Câmara Municipal de Nova Friburgo específica dos desabrigados para acompanhamento e fiscalização das ações de investimento financeiro do governo federal e estadual.