Teresópolis ganha apoio técnico da Ceperj com núcleo emergencial

Teresópolis, um dos municípios da região serrana devastados pelas chuvas de janeiro, é o primeiro a receber apoio técnico da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). No primeiro dia de atuação, foram recebidas várias demandas.

O presidente da instituição, Jorge Barreto, e o prefeito da cidade, Jorge Mário, assinaram o Termo de Cooperação para a implantação do sistema de estatísticas TereDados no município, tendo como primeira etapa o Núcleo Emergencial CEPERJ/CEEP. O objetivo é fazer uma avaliação nas dimensões social, econômica, ambiental e institucional através de levantamento de bases de dados e indicadores.

O TereDados está funcionando no espaço da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, na Rua Darcy Menezes de Aragão, 91, Várzea.

Jorge Barreto explica que técnicos da Fundação vão atuar durante o período
emergencial, entre 90 e 120 dias. Depois disso, a prefeitura operará a
instalação com apoio da Ceperj.

De acordo com o diretor do Ceep (Centro de Estatísticas Estudos e Pesquisas da Ceperj), Epitácio Brunet, o núcleo já recebeu demandas sobre população local, atividades econômicas e devastação ambiental, ou seja, dados que têm como horizonte a reconstrução do município. A próxima cidade a receber o Núcleo CEPERJ/CEEP poderá ser Nova Friburgo.

Brunet lembra que a implantação de um sistema de Núcleos Municipais de Informações e Dados, em convênios com as prefeituras do Estado do Rio de Janeiro, vem sendo desenvolvido pelo Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas da Ceperj há algum tempo. O processo mais avançado era o de Teresópolis, cujo projeto já tinha sido enviado e aprovado pela Câmara de Vereadores. Devido à tragédia causada pelas chuvas, o objetivo de construir uma rede de informações no município foi antecipado. Daí, a instalação do Núcleo Emergencial CEPERJ/CEEP, que representa um primeiro esforço.

Nesse núcleo – o TereDados –, além das atualizações diárias dos indicadores da região, a Ceperj ministrará curso de capacitação para técnicos, objetivando manejo de base de dados. O curso terá dois módulos de quatro horas cada um e poderá ser frequentado por técnicos e servidores indicados pela prefeitura. A Fundação está trabalhando em parceria com a Secretaria Estadual de Ação Social e Cidadania para, a partir de cadastro de campo das populações atingidas, traçar um perfil socioeconômico dos desabrigados ou desalojados e, na próxima semana, começará a fornecer bases cartográficas da região. A Ceperj também está atuando em parceria com a Secretaria Estadual de Obras.

Jorge Barreto anuncia que medidas institucionais e materiais já estão sendo tomadas pela Fundação Ceperj para instalação, em curtíssimo prazo, do Núcleo Emergencial CEPERJ/CEEP em outros municípios da Região Serrana.

Informações:CEPERJ