Copa do Mundo 2014 – Ministro visita cidades-sede
O Ministro do Esporte, Orlando Silva, iniciou encontros com os governadores e prefeitos das doze cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Publicado 07/02/2011 13:19 | Editado 04/03/2020 16:54
As visitas têm o objetivo de aproximar cada vez mais a relação com os estados e municípios para fazer a Copa do Mundo 2014 com grande sucesso, deixando um legado para toda a população. As reuniões, também, cumprem o papel de discutir como estão sendo encaminhadas as ações para a organização do Mundial.
Os encontros já foram realizados em São Paulo e Cuiabá. No mês de fevereiro e início de março as reuniões irão acontecer em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Natal, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Manaus. A presidenta Dilma Rousseff pretende, ainda no primeiro semestre, organizar uma reunião com todos os prefeitos e governadores para analisar o processo de organização para o Mundial da FIFA.
No Paraná a visita acontecerá no dia 25 de fevereiro, sexta-feira, no Palácio das Araucárias, sede do governo estadual. A reunião será conjunta, com a participação do Governador do Paraná, Beto Richa, do Prefeito de Curitiba Luciano Ducci. Contará ainda com a presença do Secretário Especial da Copa de 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha; Luiz de Carvalho, Secretário Especial da Copa em Curitiba; representantes da Assembléia Legislativa e da Câmara de Vereadores de Curitiba. Acompanham o Ministro, o Secretário Especial de Futebol, Alcino Reis Rocha e o paranaense Joel Benin, Assessor Especial do Ministro. A programação deverá contar com uma visita ao estádio Arena da Baixada, que servirá de palco para os jogos da Copa.
Confira a seguir alguns dados sobre o impacto da copa 2014:
O que o Brasil quer com a Copa do Mundo FIFA 2014:
Mobilizar o País
Promover o País no Mundo
Gerar um salto de qualidade nos serviços
Construir arenas multiuso de classe mundial
Modernizar a infraestrutura do País
Benefícios Econômicos com a Copa 2014:
47 bilhões de impacto direto nas áreas de infraestrutura, turismo, geração de empregos, consumo e tributos.
Os investimentos aprovados até agora totalizam 25 bilhões de reais:
Direcionados para os projetos de construção e reforma de Estádios, Mobilidade Urbana, Aeroportos, Portos e Hotelaria. Projetos na área de Segurança, Infraestrutura Turística, Telecomunicações, Sustentabilidade Ambiental, Promoção e Comunicação do País e Saúde, também, estão sendo finalizados.
Turismo:
600 mil turistas internacionais(3,9 bilhões na economia) e 3 milhões de turistas nacionais(5,5 bilhões na economia) irão viajar o pais durante os jogos da Copa.
Geração de Empregos:
Serão gerados 332 mil empregos permanentes (2009 – 2014) e 381 mil empregos temporários (2014).
Informações: Joel Benin – Assessor Especial do Ministério do Esporte
Fone: 61 85489496