Sem categoria

Dilma: Café será um ponto de encontro com o povo brasileiro

Na primeira edição do “Café com a Presidenta”, realizada nesta segunda-feira (7), Dilma Rousseff afirmou que o programa semanal servirá como um ponto de encontro entre ela e o povo brasileiro. Dilma definiu o programa como uma oportunidade em que falará sobre “o que temos feito e falar também do que pretendemos fazer para melhorar a nossa vida e discutir os desafios que certamente vão aparecer”.

A presidente tratou da distribuição gratuita de remédios para diabetes e hipertensão e disse que o objetivo do governo é que todos os pacientes façam o tratamento completo para ambas as doenças – sem interrupção. Segundo Dilma, o acesso aos tratamentos de saúde e a melhoria das condições de vida da população são partes indispensáveis para o combate à miséria.

“Nós sabemos que muitas pessoas morrem ou desistem do tratamento. E nem vão ao médico porque não têm dinheiro para comprar remédio (…). É por isso que a partir de agora nós vamos distribuir de graça os remédios para as pessoas com hipertensão e para as pessoas com diabetes. Você sabe, os medicamentos são o item que mais pesa no bolso das famílias mais pobres. Uma parte bem maior da renda da população mais pobre é gasta com remédio, enquanto que para os ricos, essa despesa pesa bem menos. Por isso o meu compromisso com a erradicação da miséria passa pelo programa ‘Saúde Não Tem Preço’”, disse.

A distribuição gratuita dos medicamentos começa na próxima segunda-feira (14), em todos os estabelecimentos da rede Aqui Tem Farmácia Popular. Basta apresentar a receita médica e o documento de identidade para retirar o medicamento.

De acordo com a presidente, a escolha de remédios contra a hipertensão e a diabetes foi feita com base no número de brasileiros diagnosticados com as doenças.

“Essas são as doenças que atingem o maior número de brasileiros e brasileiras. Estão entre as que mais matam no Brasil. [Ao todo], 40 milhões de pessoas no Brasil ou têm diabetes ou têm hipertensão, e algumas têm as duas doenças combinadas”, disse. “E o pior: muita gente nem sabe que tem pressão alta ou diabetes”, completou.

O programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece medicamentos subsidiados para mais cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. No total, o programa abrange 24 tipos de remédios.

* Atualizado às 15h48

Com informações da Agência Brasil e do Blog do Planalto